Forgrad

Experiências e pesquisa em EaD pautam discussões do 2º dia de reunião

Publicado: Sexta, 03 de Junho de 2016, 15h26 | Última atualização em Sexta, 10 de Junho de 2016, 11h11 | Acessos: 1593

Evento segue com a formação de grupos de trabalho para elaboração da Carta de Pirenópolis.

Mesas redondas sobre relatos de experiências e de pesquisas na Educação a Distância abriram os trabalhos do segundo dia de reunião do Forgrad Centro-Oeste. As discussões foram realizadas na manhã da sexta-feira, 3, no auditório da UEG, na cidade Pirenópolis.

Na primeira parte da manhã, as professoras da Universidade de Brasília (UnB - DF), Nara Pimentel, e da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB - MS), Blanca Martín Salvago, falaram sobre as experiências da EaD na graduação em suas instituições. Nara explanou sobre a importância da troca de experiências e inclusão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na formação educacional. Para a palestrante é necessário analisar e transformar a cultura universitária atual para inserção eficiente das TICs e avanço da EaD. "O curso é da unidade acadêmica, não importa se a formação é presencial ou a distância", completa sobre a institucionalização da EaD.

Blanca apresentou a estrutura disponível na UCDB para a Educação a Distância pontuando os principais aspectos mais relevantes para o avanço da EaD. A palestrante observou que, na graduação a distância, os alunos ainda estão muito atrelados ao material impresso. Para a professora a transposição do embate entre flexibilidade, permitida pela EaD, e responsabilidade, que é exigida em decorrência de se ter uma rotina de estudos mais flexível e independente, e a humanização do ambiente virtual são alguns dos principais desafios a serem ultrapassados pela EaD e pelo uso das TICs na formação educacional.

Na segunda mesa redonda do período, as professoras da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT - MT), Katia Morozov, e do Instituto Federal de Goiás (IFG - GO), Joana Peixoto, apresentaram pesquisas e principais aspectos teóricos do campo. Em sua fala, Katia questionoua eficiência das tecnologias utilizadas pela EaD. De acordo com a palestrante, nem sempre a plataforma virtual é a mais conveniente e acessível, podendo ser possível utilizar o método de correspondência postal, por exemplo. "Além da dimensão tecnológica, é necessário considerar a dimensão, a didática e pedagógica", afirmou. A professora defendeu também a necessidade e importância de interação do ensino da EaD com as áreas de pesquisa e extensão. Já a professora Joana, apresentou estudos relacionados à gênese e constituição da Educação a Distância como campo.

Na parte da tarde, o evento prossegue com a divisão dos participantes em grupos de trabalhos para elaboração da Carta de Pirenópolis. No documento constarão políticas, metas e estratégias que visam o fortalecimento da Educação Superior no Brasil. Ao fim do encontro, a Carta será encaminhada ao Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Coordenação-Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em: