Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
conif

Conselho participa de audiência pública sobre fusão de ministério da Ciência e Tecnologia com Comunicações

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 16 de Junho de 2016, 14h47 | Última atualização em Segunda, 20 de Junho de 2016, 12h01 | Acessos: 1226

Entidade acredita na necessidade da desvinculação das pastas, bem como na revogação do atual Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

Ao lado de reitores de Institutos Federais, incluindo o reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Vicente de Almeida, o vice-presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Jerônimo Rodrigues, acompanhou a audiência pública sobre a fusão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com o Ministério das Comunicações (MC), realizada na quarta-feira, 15, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Com a participação da comunidade científica, entidades ligadas à educação e parlamentares, os debates sobre a fusão do MCTI com o MC foram realizados na Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI). O deputado federal Sibá Machado (PT-AC), autor do requerimento para a realização da audiência pública, definiu a junção dos dois ministérios como “um retrocesso para o País”, enquanto o atual ministro da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, defendeu a integração.

Para o vice-presidente do Conif, os argumentos apresentados na audiência pública demonstram a necessidade da desvinculação dos ministérios, bem como comprovam a necessidade de revogação do atual Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). “É preciso derrubar os vetos ao Projeto de Lei da Câmara que deu origem ao novo CT&I”, disse. Com o intuito de reverter os vetos postos ao Marco Legal, o ministro Kassab levantou a possibilidade de, simultaneamente, propor uma Medida Provisória à Casa Civil e encaminhar ao Senado um PL para tramitar em regime de urgência.

Na ocasião, Conif e Institutos Federais participaram ainda do Seminário Nacional de Dois anos do Plano Nacional de Educação (PNE) e reunião com parlamentares para garantir a expansão da Rede Federal e a consolidação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) como uma política de Estado.

Pibid – Em reunião com o deputado federal Chico Lopes (PcdoB-CE), autor do PL 5180/2016, que estabelece o Pibid como uma política de Estado, o Conif expôs disposição em contribuir para a aprovação da matéria. Com o intuito de aperfeiçoar ainda mais a proposta de PL, o Conselho solicitará à Comissão de Legislação Participativa da Câmara a realização de uma audiência pública, que deverá contar com ampla participação da sociedade e de instituições relacionadas ao tema.

No encontro com o parlamentar, o vice-presidente do Conif acompanhou a coordenadora da Câmara de Ensino do Conif, Sônia Regina Fernandes (IFC), e os reitores Virgílio Araripe (IFCE), Vicente Pereira de Almeida (IF Goiano) e Marcelo Bregagnoli (IF Sul de Minas).

Seminário PNE – O seminário avaliou os dois anos do PNE e abordou o financiamento da educação brasileira. O PNE 2014-2024 estabelece 20 metas para a educação, sendo que as metas 10 e 11 possuem relação direta com os Institutos Federais, além de prever a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para o setor. As discussões também foram acompanhadas pelos reitores do IFC e do IF Sul de Minas.

Emendas – Ainda nessa quarta-feira, em encontro com o deputado federal Daniel Vilela (PMDB-GO), o vice-presidente do Conif solicitou apoio para a continuidade da expansão da Rede Federal e consolidação das instituições. O parlamentar manifestou disponibilidade em colaborar para incentivar a destinação de emendas que contribuam para o crescimento e desenvolvimento dos Institutos Federais. Nos próximos dias, o Conselho apresentará ao deputado o levantamento de demandas das instituições de todo o País.  

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif adaptada

registrado em:
Fim do conteúdo da página