Intercâmbio

Aluna do Campus Urutaí concorre a bolsa de estudos no Canadá

Publicado: Sexta, 17 de Junho de 2016, 11h36 | Última atualização em Terça, 12 de Julho de 2016, 08h17 | Acessos: 1164

Documentação foi encaminhada pela Coordenação de Assuntos Internacionais na sexta-feira, 17, ao Conif. Serão dez alunos selecionados em todo o país.

A estudante de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Graciele da Silva Damasceno, 18, do Campus Urutaí, é a única do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) inscrita no programa CICan Scholarships for Brasilian IF Studants. A Chamada Pública selecionará dez alunos da Rede Federal de Educação Profissional em todo o país para estudar no Canadá.

Cada bolsa de estudos contempla curso de inglês ou francês, dois semestres acadêmicos e um estágio/inserção na área de estudo ou projeto de pesquisa. A iniciativa faz parte de um convênio entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o Colleges and Institutes Canada (CICan).

A indicação da estudante como candidata do IF Goiano para concorrer à bolsa só foi possível porque Graciele conseguiu obter pontuação suficiente no exame Toefl ITP, realizado no último dia 7 de junho na Reitoria. O teste avalia, dentro de um parâmetro internacional, as habilidades dos candidatos nas áreas de compreensão auditiva, estrutura e expressão escrita e habilidade de leitura em inglês.

Para quem nunca saiu do país, Graciele está, obviamente, cheia de expectativas. "Conhecer novas pessoas e viver novas experiências seria incrível", imagina. Natural de Cristalina (GO), a estudante conta que sempre teve facilidade com a língua inglesa, mas aperfeiçoou suas habilidades por meio do curso My English Online, oferecido pelo Ministério da Educação (MEC) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A documentação da estudante foi encaminhada ao Conif na sexta-feira, 17, pela Coordenação de Assuntos Internacionais do IF Goiano. Para a coordenadora da pasta, Mariana Tsukahara, a qualificação de Graciele mostra é possível alunos da Instituição conquistarem oportunidades com o Toefl. "É um teste difícil porque requer um conhecimento intermediário da língua inglesa. E como ele vale por dois anos, é importante que os alunos estudem e se submetam para aproveitar novas oportunidades quando elas surgirem", explica.

A divulgação do resultado final do programa CICan Scholarships for Brasilian IF Studants está prevista para 30 de junho.

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em: