cães-guia

IFs debatem desenvolvimento do Projeto

Publicado: Sexta, 22 de Julho de 2016, 08h37 | Última atualização em Quinta, 28 de Julho de 2016, 09h04 | Acessos: 1357

Liberação orçamentária e a oferta de novos cursos foram as principais pautas do encontro.

Com o intuito de debater a continuidade das turmas do Projeto Cães-Guia nos IFs que já possuem o Centro de Treinamento implantado (IFC e IFES) e a liberação de recursos orçamentários para a consolidação e continuidade das atividades referentes ao projeto nos IFs Catarinense, Goiano, do Espírito Santo, do Sul de Minas, do Ceará, do Amazonas e de Sergipe, reitores se reuniram com com membros da Casa Civil, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e da Secretaria Especial dos Direitos das Pessoas com Deficiência, vinculada ao Ministério da Justiça e Cidadania. O encontro foi realizado em Brasília, na quinta-feira, 14.

Participaram da reunião os reitores dos Institutos Federais Goiano (IF Goiano), Vicente de Almeida, Catarinense (IFC), Sônia Fernandes, do Amazonas (IFAM), Antonio Venâncio Castelo Branco, e de Sergipe (IFS), Ailton Ribeiro de Oliveira. Um dos pedidos durante a reunião foi a liberação orçamentária até o final de julho ou início de agosto para os Institutos que ofertam cursos nos Centros de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia. Segundo a reitora do IFC, Sônia Fernandes, até o momento, estas Instituições receberam apenas 1/3 do orçamento previsto para 2016.

Outro ponto discutido na reunião foi a oferta de novos cursos para 2017. O pedido feito pela secretária Roseane Cavalcante Freitas (Rosinha do Adefal) foi o de que novas turmas sejam abertas apenas em 2017. “Existem IFs com 100% da infraestrutura finalizada, mas, devido às alterações orçamentárias, vamos agir com cautela e aguardar a realocação do orçamento do Projeto Cães-Guia”, salienta a reitora do IFC.

A secretária Rosinha aproveitou a oportunidade para ressaltar a necessidade do projeto para o Brasil. “Entendemos a importância do Projeto Cães-Guia e estamos comprometidos em manter as atividades e dar continuidade aos trabalhos”, diz.

Como forma de otimizar recursos federais e agilizar os processos de compras relacionados ao Projeto Cães-Guia, os reitores dos IFs presentes na reunião se comprometeram em centralizar as licitações e realizar compras conjuntas.

Fonte: Coordenação-Geral de Comunicação do IFC, adaptada

registrado em: