Forgep

Fórum dá continuidade à elaboração de propostas

Publicado: Segunda, 25 de Julho de 2016, 09h23 | Última atualização em Segunda, 01 de Agosto de 2016, 15h05 | Acessos: 1075

Grupos trabalham na elaboração de um programa de ambientação para os aprovados nos concursos públicos e a proposição de Adicional de Interiorização e Fixação de Servidores.

Com o apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), ainda no segundo semestre de 2016, o Fórum de Gestão de Pessoas (Forgep) apresentará duas importantes propostas que contemplarão os servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Por meio de grupos de trabalho (GTs), estão sendo viabilizadas a elaboração de um programa de ambientação para os aprovados nos concursos públicos e a proposição de Adicional de Interiorização e Fixação de Servidores.

Para a ambientação dos novos servidores, além de propor diretrizes gerais, o Forgep desenvolverá um curso de adaptação para que os docentes e técnico-administrativos (TAEs) recém-chegados compreendam a identidade das instituições da Rede Federal. As ações serão executadas em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), que incluiu o Programa de Recepção e Iniciação ao Serviço Público (Prisp) no Plano de Formação Continuada dos Servidores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Plafor).

O coordenador do Forgep, Rafael Gonçalves, diretor de Gestão de Pessoas do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), explica que essa demanda foi uma solicitação do Conif à Setec, com o intuito de otimizar o acolhimento dos novos servidores. “Nosso objetivo é proporcionar aos professores e TAEs uma imersão profunda na realidade da Rede Federal, abordando as diversas características institucionais, didático-pedagógicas, administrativas e culturais”, explica.

Adicional – A elaboração da proposta de Adicional de Interiorização e Fixação de Servidores teve início em março deste ano, visando à criação do benefício para os professores e TAEs. Atualmente, está sendo realizado o mapeamento das unidades localizadas em regiões de difícil acesso e com altos índices de rotatividade da força de trabalho. O cronograma do GT responsável pelo tema prevê que a minuta de proposição seja apreciada pelo Conif em agosto deste ano.

De acordo com o coordenador da Câmara de Gestão de Pessoas, Cícero Nicácio do Nascimento Lopes, reitor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), a intenção é que a versão final seja apresentada aos Ministérios da Educação (MEC) e do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão – antigo MPOG – até o fim de setembro. “Temos acompanhado de perto o trabalho minucioso realizado pelo Forgep e reconhecemos que se trata de uma proposta muito importante para a motivação dos servidores e para a manutenção da plenitude das atividades institucionais”, disse.

Reunião – De 30 de junho a 1º de julho, representantes de todas as instituições da Rede Federal participaram da reunião do Forgep, em Brasília. As atividades tiveram ainda a participação do presidente do Conif, Marcelo Bender Machado; do vice-presidente, Jerônimo Rodrigues da Silva; do coordenador da Câmara de Gestão de Pessoas e do reitor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Eduardo Modena.

Em sua fala, Marcelo Bender ressaltou os diferenciais e o alcance da Rede Federal, bem como os planos para o futuro. “As instituições oferecem educação profissional e tecnológica de excelência, têm reconhecimento e servidores capacitados, por isso fazemos parte da melhor forma de educação profissional do País. Para que isso seja preservado, o Conif está construindo um Plano Estratégico que fortalece a Rede como um patrimônio da Nação”, concluiu o presidente.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif

registrado em: