pesquisa

Disponibilizado recursos para pesquisa conjunta entre Brasil e Reino Unido

Publicado: Quarta, 10 de Agosto de 2016, 10h03 | Última atualização em Quinta, 18 de Agosto de 2016, 09h31 | Acessos: 1337

Investimento é próximo a R$ 2 milhões. IF Goiano participa do projeto com pesquisadores do Campus Rio Verde e Rede Arco Norte/Polo de Inovação.

Foto: Núbia Rodrigues / Ascom Fapeg

Já está disponível para os pesquisadores recurso destinado ao projeto Nucleus: A virtual joint centre to deliver enhanced Nitrogen Use Efficiency via an integrated soil-plant systems approach for the Uk & Brazil, desenvolvido em parceria com a Embrapa Arroz e Feijão, Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e com outras diversas instituições britânicas e de outros estados brasileiros. O projeto é financiado pela parceria entre o Newton Fund e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), de modo que a FAPEG é financiadora das atividades a serem desenvolvidas pelos pesquisadores do Estado de Goiás. O investimento é equivalente a R$ 1.912.000,00.

Relacionado aos Centros Virtuais para melhorar a Eficiência de Uso do Nitrogênio, o projeto busca explorar maneiras de melhorar os atuais níveis de produção com menor gasto de insumos e energia e redução dos impactos ambientais. Os trabalhos previstos serão conduzidos em casas de vegetação, laboratórios e campo, com foco em diversas culturas e sistemas de produção (plantio direto, consórcio e integração lavoura-pecuária). Serão investigados particularmente os processos de interação entre nitrogênio, matéria orgânica e as plantas cultivadas em localidades de clima temperado e tropical.

A pesquisa conta com a parceria da Universidade de Nottingham e do Centro de Pesquisa de Rothamsted (Inglaterra), Universidade de Bangor (País de Gales), Universidade de Aberdeen (Escócia), Universidade Estadual Paulista, Universidade de São Paulo (USP), Universidade do Oeste Paulista, Instituto Agronômico de Campinas, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidade Estadual do Maranhão, além da UFG, IF Goiano e Embrapa Arroz e Feijão.

Na equipe do Instituto estão os pesquisadores da Rede Arco Norte/ Polo de Inovação, Gustavo Castoldi, e do Campus Rio Verde, Carlos Ribeiro. Gustavo destaca que a participação no projeto é importante devido à inserção internacional da Instituição, com possibilidades futuras de intercâmbio de pesquisadores, e ampliação do alcance das pesquisas institucionais.

Coordenação-Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em: