IF Goiano realiza solenidade de criação do Nupa

Publicado: Terça, 16 de Agosto de 2016, 11h36 | Última atualização em Terça, 23 de Agosto de 2016, 16h13 | Acessos: 2441

Evento discutiu política de inclusão e pesquisa aplicada.

Reitor do IF Goiano assina Ata de criação do NUPA
imagem sem descrição.

Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realiza cerimônia de criação dos Núcleos de Pesquisa Aplicada à Pesca e Aquicultura do Centro-Oeste. O evento é realizado no auditório da Reitoria no dia 16 de agosto e conta com a com a participação de representantes da Embrapa Pesca e Aquicultura, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC).

Participaram da cerimônia o reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida; o coordenador nacional do Núcleo Estruturante da Política de Inovação (Nepi) da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Edmar Almeida; o superintendente federal da Agricultura e Pesca em Goiás, Júlio César Carneiro; o pesquisador da Embraba Pesca e Aquicultura, Giovanni Vitti e a pesquisa da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Maria José Del Peloso.

Durante o evento, o coordenador nacional do Nepi afirmou que o Nepi busca retomar a política de inclusão, por meio do resgate de eixos temáticos. "Parabenizo o IF Goiano por ser o primeiro Instituto a abraçar esta iniciativa", diz.

Para Vicente de Almeida, o núcleo deve fortalecer o tripé da Instituição. "Vamos trabalhar bastante na formação de nossos alunos, além de ofertar cursos de formação inicial e continuada e desenvolver a pesquisa aplicada", afirma.

Os Núcleos de Pesquisa Aplicada à Pesca e Aqüicultura foram criados em 2006, por meio de um termo de cooperação técnica entre o Ministério da Educação (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica) e a então Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca. Estes Núcleos são sediados em instituições da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica e têm como princípios a inclusão social, a sustentabilidade ambiental, a segurança e soberania alimentar, a equidade e ética, e o reconhecimento e fortalecimento das culturas das comunidades tradicionais. Os Núcleos têm por finalidade a promoção e o desenvolvimento da política para a formação humana na área da pesca marinha, interior, continental e aqüicultura familiar, portos e navegação.

Confira a programação:

08 horas – Abertura
Magnífico Reitor do IF Goiano Vicente Pereira de Almeida, Edmar Almeida de Moraes (SETEC/MEC), Giovanni Vitti Moro (Embrapa Pesca e Aquicultura) e Maria José Del Peloso (EMATER).

09 horas –Dr. Edmar Almeida de Moraes (Coordenador Nacional do NEPI -Núcleo Estruturante da Política de Inovação.da SETEC/MEC)
Título: Criação e manutenção dos NUPAs nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

10h30 – Júnior Almeida - Agente de ATER para Agricultura Familiar (Técnico Agrícola / Assistente Social)
Título: Aquaponia, sustentabilidade e soberania alimentar da agricultura familiar.

13H00 – Dr. Giovanni Vitti Moro (Engenheiro Agrônomo, Pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura)
Título: O potencial de piscicultura no estado de Goiás.

14H30 –Dr. Rolando Mazzoni (Pesquisador da Emater – GO)
Título: O estado da arte da piscicultura em Goiás.

16 horas– Encerramento, considerações finais e assinatura da ata de criação do NUPA – GO.
Professores Fabiano Guimarães Silva, Adriano Carvalho Costa, André Luis da Silva Castro e Thony Assis Carvalho.

Coordenação-geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em: