Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Evento

IF Goiano realiza solenidade de criação do Nupa

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 16 de Agosto de 2016, 11h36 | Última atualização em Terça, 23 de Agosto de 2016, 16h13 | Acessos: 2441

Evento discutiu política de inclusão e pesquisa aplicada. 

Reitor do IF Goiano assina Ata de criação do NUPA
imagem sem descrição.

Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realiza cerimônia de criação dos Núcleos de Pesquisa Aplicada à Pesca e Aquicultura do Centro-Oeste. O evento é realizado no auditório da Reitoria no dia 16 de agosto e conta com a com a participação de representantes da Embrapa Pesca e Aquicultura, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC). 

Participaram da cerimônia o reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida; o coordenador nacional do Núcleo Estruturante da Política de Inovação (Nepi) da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Edmar Almeida; o superintendente federal da Agricultura e Pesca em Goiás, Júlio César Carneiro; o pesquisador da Embraba Pesca e Aquicultura, Giovanni Vitti e a pesquisa da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Maria José Del Peloso. 

Durante o evento, o coordenador nacional do Nepi afirmou que o Nepi busca retomar a política de inclusão, por meio do resgate de eixos temáticos. "Parabenizo o IF Goiano por ser o primeiro Instituto a abraçar esta iniciativa", diz. 

Para Vicente de Almeida, o núcleo deve fortalecer o tripé da Instituição. "Vamos trabalhar bastante na formação de nossos alunos, além de ofertar cursos de formação inicial e continuada e desenvolver a pesquisa aplicada", afirma. 

Os Núcleos de Pesquisa Aplicada à Pesca e Aqüicultura foram criados em 2006, por meio de um termo de cooperação técnica entre o Ministério da Educação (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica) e a então Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca. Estes Núcleos são sediados em instituições da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica e têm como princípios a inclusão social, a sustentabilidade ambiental, a segurança e soberania alimentar, a equidade e ética, e o reconhecimento e fortalecimento das culturas das comunidades tradicionais. Os Núcleos têm por finalidade a promoção e o desenvolvimento da política para a formação humana na área da pesca marinha, interior, continental e aqüicultura familiar, portos e navegação.

Confira a programação: 

08 horas – Abertura
Magnífico Reitor do IF Goiano Vicente Pereira de Almeida, Edmar Almeida de Moraes (SETEC/MEC), Giovanni Vitti Moro (Embrapa Pesca e Aquicultura) e Maria José Del Peloso (EMATER).

09 horas –Dr. Edmar Almeida de Moraes (Coordenador Nacional do NEPI -Núcleo Estruturante da Política de Inovação.da SETEC/MEC)
Título: Criação e manutenção dos NUPAs nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

10h30 – Júnior Almeida - Agente de ATER para Agricultura Familiar (Técnico Agrícola / Assistente Social)
Título: Aquaponia, sustentabilidade e soberania alimentar da agricultura familiar.

13H00 – Dr. Giovanni Vitti Moro (Engenheiro Agrônomo, Pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura)
Título: O potencial de piscicultura no estado de Goiás.

14H30 –Dr. Rolando Mazzoni (Pesquisador da Emater – GO)
Título: O estado da arte da piscicultura em Goiás.

16 horas– Encerramento, considerações finais e assinatura da ata de criação do NUPA – GO.
Professores Fabiano Guimarães Silva, Adriano Carvalho Costa, André Luis da Silva Castro e Thony Assis Carvalho.

Coordenação-geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em:
Fim do conteúdo da página