Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Constituição

IF Goiano busca apoio com parlamentares para barrar PEC 241/16

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 15 de Setembro de 2016, 17h49 | Última atualização em Quarta, 21 de Setembro de 2016, 12h00 | Acessos: 1605

Proposta visa congelar investimentos em Educação pelo período de 20 anos.

Atendendo à deliberação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em incentivar os Institutos Federais a buscarem apoio junto a parlamentares de suas regiões contra a aprovação da PEC 241/16, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) iniciou ciclo de visitas a deputados do estado de Goiás. As primeiras visitas foram realizadas na quinta-feira, 15, e compreenderam encontros com os parlamentares João Campus, Fábio Sousa, Rubens Ottoni e Sandes Júnior.

A comitiva do IF Goiano, composta pelo reitor, Vicente de Almeida, prós-reitores e diretores-gerais dos campi, foi bem recebida. Os parlamentares demonstraram interesse em apoiar o movimento, bem como em abrir novos espaços para que os institutos federais de Goiás (IF Goiano e IFG) possam demonstrar essa preocupação para toda a Câmara.

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241/2016 visa "conter o crescimento das despesas federais" , limitando, pelo período de 20 anos, as despesas primárias da União aos gastos do ano anterior, corrigidos apenas pela inflação oficial (IPCA). O reitor do IF Goiano explica que, ao suspender as vinculações constitucionais vigentes, a aprovação dessa proposta afetaria o investimento do Estado Brasileiro nas áreas de Educação e Saúde.

Na prática, a aprovação da PEC 241/16 resultaria em dificuldades para término de obras de campi já iniciadas. "Acreditar na Educação como uma ferramenta de inserção social capaz de forjar um país mais justo e solidário, significa ser sensível ao momento singular da nossa história", afirma Vicente. No dia 6 de setembro, o reitor do IF Goiano, juntamente com os diretores-gerais dos campi Campos Belos e Posse, se reuniram com o ministro da Educação, Mendonça Filho, com o objetivo de angariar recursos para finalização das obras nestas unidades.

A bancada goiana na Câmara dos Deputados é composta por 17 parlamentares. Mais visitas serão realizadas de acordo com as agendas dos parlamentares e gestores da Instituição.

 

Coordenação-Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em:
Fim do conteúdo da página