Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
ceict

Cerimônia de abertura aborda ética na pesquisa

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 21 de Setembro de 2016, 23h41 | Última atualização em Sábado, 24 de Setembro de 2016, 10h09 | Acessos: 1630

Evento, que incentiva a iniciação científica, é realizado no Campus Iporá, até sexta-feira, 23. Solenidade marca também início da II Mostra de Ideias da Instituição.

Com palestra sobre ética na pesquisa científica, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) dá início às atividades da quinta edição do Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica (Ceict) e II Mostra de Ideias da Instituição. A cerimônia de abertura foi realizada na quarta-feira, 21, em Iporá. 

Participaram da mesa diretiva o reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Fabiano Guimarães, diretor-geral do Campus Iporá, José Junio Rodrigues, presidente do V Ceict, Adriane da Silveira, Coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação do Campus Iporá, Sílvia Sanielle, representante do diretor educacional da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Guilherme Figueira e o palestrante da Universidade Federal de Viçosa, Luiz Antônio Maffia. A cerimônia contou também com a apresentação da banda da polícia militar de Iporá.

O incentivo à iniciação científica, inovação e criatividade foi a abordagem principal dos discursos da cerimônia. “Vocês (alunos) estão construindo o conhecimento e estão a frente dos demais estudantes”, disse o reitor do IF Goiano. Para Vicente a promoção de eventos como este fortalece a a interação entre Pesquisa, Ensinio e Extensão, que é o tripé base da Instituição. Destacou ainda a importância da união entre o Instituto e empresas que é promovida por meio da Mostra de Ideias.

Em seu discurso, Fabiano destacou a verticalização do ensino oferecida pelo IF Goiano. Fabiano afirmou também que a Instituição é referência em pesquisa, pós-graduação e inovação dentro da Rede. Já José Junio acredita que eventos como o Ceict são de suma importância na promoção da integração entre o ensino técnico, graduação e pós-graduação.

Para falar sobre ética na pesquisa científica, Luiz Antônio abordou desde a origem e significado da palavra ética, até as principais consequências sofridas pelo pesquisador que não mantêm posturas eticamente aceitas. “Moral é relativa, ética não, por isso quando você copia o trabalho de um amigo, por exemplo, o problema é ético”, explica. De acordo com o palestrante, a ética é assegurada por meio de boas práticas e integridade da pesquisa científica.

Já a falta de ética, segundo Luiz Antônio, é decorrente de más condutas, que estão relacionadas à negligência e intenção do pesquisador. Em tom de alerta aos estudantes, o palestrante apresenta o plágio como a prática mais comum em relação à falta de ética. O professor aponta o cancelamento de artigo, cassação de título e demissão como as principais consequências para más condutas dentro da pesquisa científica.

O Ceitc será realizado no Campus Iporá até sexta-feira, 23, com a realização de palestras, oficinas e mostra de pôsteres, enquanto a Mostra de Ideias será promovida na quinta-feira, 22.

 

Coordenação-Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em:
Fim do conteúdo da página