ceict

Cerimônia de abertura aborda ética na pesquisa

Publicado: Quarta, 21 de Setembro de 2016, 23h41 | Última atualização em Sábado, 24 de Setembro de 2016, 10h09 | Acessos: 1630

Evento, que incentiva a iniciação científica, é realizado no Campus Iporá, até sexta-feira, 23. Solenidade marca também início da II Mostra de Ideias da Instituição.

Com palestra sobre ética na pesquisa científica, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) dá início às atividades da quinta edição do Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica (Ceict) e II Mostra de Ideias da Instituição. A cerimônia de abertura foi realizada na quarta-feira, 21, em Iporá.

Participaram da mesa diretiva o reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Fabiano Guimarães, diretor-geral do Campus Iporá, José Junio Rodrigues, presidente do V Ceict, Adriane da Silveira, Coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação do Campus Iporá, Sílvia Sanielle, representante do diretor educacional da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Guilherme Figueira e o palestrante da Universidade Federal de Viçosa, Luiz Antônio Maffia. A cerimônia contou também com a apresentação da banda da polícia militar de Iporá.

O incentivo à iniciação científica, inovação e criatividade foi a abordagem principal dos discursos da cerimônia. “Vocês (alunos) estão construindo o conhecimento e estão a frente dos demais estudantes”, disse o reitor do IF Goiano. Para Vicente a promoção de eventos como este fortalece a a interação entre Pesquisa, Ensinio e Extensão, que é o tripé base da Instituição. Destacou ainda a importância da união entre o Instituto e empresas que é promovida por meio da Mostra de Ideias.

Em seu discurso, Fabiano destacou a verticalização do ensino oferecida pelo IF Goiano. Fabiano afirmou também que a Instituição é referência em pesquisa, pós-graduação e inovação dentro da Rede. Já José Junio acredita que eventos como o Ceict são de suma importância na promoção da integração entre o ensino técnico, graduação e pós-graduação.

Para falar sobre ética na pesquisa científica, Luiz Antônio abordou desde a origem e significado da palavra ética, até as principais consequências sofridas pelo pesquisador que não mantêm posturas eticamente aceitas. “Moral é relativa, ética não, por isso quando você copia o trabalho de um amigo, por exemplo, o problema é ético”, explica. De acordo com o palestrante, a ética é assegurada por meio de boas práticas e integridade da pesquisa científica.

Já a falta de ética, segundo Luiz Antônio, é decorrente de más condutas, que estão relacionadas à negligência e intenção do pesquisador. Em tom de alerta aos estudantes, o palestrante apresenta o plágio como a prática mais comum em relação à falta de ética. O professor aponta o cancelamento de artigo, cassação de título e demissão como as principais consequências para más condutas dentro da pesquisa científica.

O Ceitc será realizado no Campus Iporá até sexta-feira, 23, com a realização de palestras, oficinas e mostra de pôsteres, enquanto a Mostra de Ideias será promovida na quinta-feira, 22.

Coordenação-Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em: