Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Ceict

Empreender e inovar é tema de palestra

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 22 de Setembro de 2016, 13h36 | Última atualização em Sexta, 23 de Setembro de 2016, 12h22 | Acessos: 1217

Empreendedorismo e inovação são desafios de pesquisadores e instituições. A taxa atual de empreendedorismo no Brasil é de 39,3%, sendo o maior índice dos últimos 14 anos.

Mostrar que a inovação caminha junto com o empreendedorismo. Esse foi o objetivo da palestra ministrada pelo gerente  de Fomento de TI e Inclusão Digital da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Goiás, Pedro Luiz da Costa Oliveira, no auditório do Campus Iporá, na quinta-feira, 22.

Inicialmente, o palestrante  falou sobre a importância de se aproveitar o conhecimento instalado na academia para aplicá-lo ao empreendedorismo. "Nós somos ensinados a ser empregados e não empreendedores, mas isso não é culpa do sistema, é uma cultura", afirma. De acordo com Pedro, nos últimos anos a universidade não tem sido muito empreendedora, sendo poucos os pesquisadores que empreendem. Mas explica, porém, que este cenário está apresentando mudanças, por meio da pesquisa aplicada e parcerias com empresas. O palestrante elogiou a iniciativa do IF Goiano em promover parcerias com o setor empresarial.

Corroborando com essa mudança no cenário empreendedor, Pedro apresentou dados do cenário do empreendedorismo brasileiro. A taxa atual de empreendedorismo no Brasil é de 39,3%, sendo o maior índice dos últimos 14 anos, conforme mostrou o palestrante. Muitas vezes, o empreendedorismo é uma alternativa dos brasileiros para contornar as dificuldades que a economia vem passando.

O palestrante expôs ainda os diversos motivos que geram atividades empreendedoras. Segundo Pedro, o empreendedorismo pode surgir de ações como a própria ideia, ou de modismos aliados à necessidades do setor. Mas seja qual for o motivo, destaca que o importante é regar a ideia e pensar bem onde se quer chegar. Para a aluna do curso técnico em Informática integrado ao Ensino Médio, Amanda Rodrigues, por meio do empreendedorismo é possível pensar e desenvolver o próprio negócio. "A gente tem que correr risco para atingir os objetivos, mas sempre a partir de uma ideia viável e um planejamento", diz.

O V Ceict segue até sexta-feira, 23, com a realização de minicursos, oficinas e palestras. Na quinta-feira, 22, é realizada também a II Mostra de Ideias da Instituição.

Coordenação-Geral de Comunicação Social e Eventos

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página