Mostra de Ideias

Aplicativo para celular é destaque na Mostra

Publicado: Sexta, 23 de Setembro de 2016, 15h19 | Última atualização em Segunda, 03 de Outubro de 2016, 17h47 | Acessos: 1242

Evento aconteceu nesta quinta-feira, 22, dentro da programação do Congresso Estadual de Iniciação Científica e Tecnológica do IF Goiano, que está sendo realizado em Iporá.

Aconteceu na tarde desta quinta-feira, 22, a segunda edição da Mostra de Ideias do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). No total, 14 produtos e processos foram apresentados e três deles foram premiados. O evento foi realizado no Espaço Verde.

O “BusFinder”, aplicativo desenvolvido por alunos do Campus Morrinhos, recebeu o prêmio de melhor trabalho da Mostra. O aplicativo ajuda no gerenciamento de frota de transporte coletivo e fornece informações para o usuário. Por meio dele, o usuário recebe, por exemplo, notificação do momento exato de sair de casa, a fim de não perder o ônibus, nem ficar muito tempo esperando no ponto. Os alunos que o desenvolveram são o Lucas Souza Montanheiro, Layner Oliveira de Souza Veira, Mateus Augusto de Souza Pereira e Marcel da Silva Melo.

O segundo colocado na Mostra é um produto desenvolvido pelos alunos Fernando Campos Pimentel, Igor Flávio de Morais Souza, Alinne de Matos Ribeiro e pela professora Nara Alinne Nobre da Silva, da área de Química do Campus Iporá. Eles desenvolveram uma formulação de chocolate com extratos de erva de São João e maracujá doce, que tem potencial de diminuir a ansiedade e a tensão.

O terceiro lugar ficou com a aluna Jaqueline Lopes Araújo e os professores Newarney Torrezão da Costa e Lívia Mancine, da área de Informática, que desenvolveram um jogo eletrônico para educação financeira de crianças e adolescentes.

A Mostra de Ideias tem como objetivo estimular e valorizar a produção de produtos e processos inovadores gerados por universitários, professores e pesquisadores, que possam contribuir para o desenvolvimento econômico, social e tecnológico de Goiás.

De acordo com a responsável pelo evento, a professora Tânia Fernandes Veri Araujo, o número de trabalhos nessa edição da Mostra foi o dobro em relação à primeira. Somado a isso, ela considera que a variedade de áreas dos trabalhos apresentados “é um sinal de que o IF Goiano está começando a alavancar pesquisas envolvendo inovação”, comenta a professora, que é coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da instituição.

registrado em: