Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
PJM

Parlamento Juvenil do Mercosul divulga lançamento de candidaturas

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 03 de Outubro de 2016, 17h27 | Última atualização em Segunda, 10 de Outubro de 2016, 14h43 | Acessos: 1136

Eleitos serão apresentados na segunda-feira, 10. O principal objetivo do PJM é favorecer e promover o protagonismo juvenil.

O lançamento das candidaturas para o Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) será realizado na segunda-feira, 10. Serão divulgados os perfis dos candidatos pré-selecionados e os seus projetos para consulta pública. As eleições nacionais serão promovidas no período de 30 de outubro a 5 de novembro, de maneira on line (veja link abaixo).

O principal objetivo do PJM é favorecer e promover o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas vinculados à educação – inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho. Durante o mandato de dois anos (2016 a 2018), os parlamentares juvenis de todos os países-membros e associados irão elaborar propostas que contemplem as necessidades e anseios comuns ao Mercosul.

No Brasil, a iniciativa é coordenada pela Assessoria Internacional do Ministério da Educação (MEC), com apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Esse último é responsável pela condução do processo seletivo de estudantes do Ensino Médio regular. De acordo com a coordenadora de Relações Internacionais do Conif, Ana Carolina Oliveira, a abertura da seleção específica para a Rede Federal ampliará as possibilidades de representação institucional. “Nas edições anteriores, tivemos estudantes que se inscreveram para os processos seletivos estaduais e foram eleitos. Desta vez, à medida que reforçamos a divulgação do programa e seus resultados, estamos ampliando as chances de participação de representantes dos institutos federais, dos Cefets e do Colégio Pedro II. A expectativa é que os estudantes concorram com propostas que demonstrem o perfil crítico e de liderança de uma rede atenta a questões relevantes como a inclusão e a articulação com o mercado de trabalho”, enfatiza.

Pós-eleição – Os eleitos serão convocados para um curso de formação e receberão orientações sobre o papel do parlamentar juvenil, cujas datas, locais e cronograma serão divulgados posteriormente. Os custos para a participação serão subsidiados pelo MEC, exceto o traslado da cidade de origem até o aeroporto.
Mais informações sobre a pré-seleção podem ser obtidas com as instituições da Rede. Em caso de dúvidas sobre a etapa nacional, enviar e-mail para ai@mec.gov.br.

Acesse o edital

Confira o nome dos candidatos pré-selecionados


Coordenação-Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em:
Fim do conteúdo da página