Pós-graduação

IF Goiano aprova mestrado em Engenharia

Publicado: Quarta, 26 de Outubro de 2016, 09h57 | Última atualização em Sexta, 04 de Novembro de 2016, 15h10 | Acessos: 2410

Edital de seleção está previsto para novembro e curso ofertará doze vagas para o Campus Rio Verde.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) aprova novo programa de pós-graduação da Instituição com previsão de início no ano de 2017. O Mestrado Profissional em Engenharia Aplicada e Sustentabilidade será ministrado no Campus Rio Verde e aberto a profissionais ligados as áreas de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Ambiental, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Física e Química.

O Programa pretende reunir professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação para realizar pesquisas e desenvolver conhecimento na área de Engenharia Aplicada e Sustentabilidade. O mestrado profissionalizante em Engenharia Aplicada e Sustentabilidade busca a formação de profissionais com conhecimentos específicos nas áreas de materiais e eficiência energética e sustentabilidade. As linhas de pesquisa ofertadas serão:

1) Eficiência energética e sustentabilidade: A linha de pesquisa eficiência energética e sustentabilidade tem por objetivo geral o desenvolvimento e a aplicação de soluções em eficiência energética, gerando conhecimento, competitividade, produtividade, conforto e benefícios socioambientais, por meio de ações técnicas, organizacionais e comportamentais. A linha 02 visa o melhoramento de fontes energéticas, a racionalização de energia, bem como a aplicação de fontes de energia renováveis, como, por exemplo, biocombustíveis, hidroelétrica, solar, eólica e geotérmica. Na busca por iniciativas ambientalmente corretas, pretende-se atender as demandas regionais atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas necessidades. Dessa maneira, sugerem-se formas de evitar desperdícios e reduzir os impactos ambientais, tanto na produção quanto no consumo.

2) Tecnologia e Ciência dos Materiais: A linha 1 compreende a pesquisa e o desenvolvimento de diversos tipos de materiais (metais, cerâmicos, poliméricos, biomateriais, supercondutores e semicondutores) com aplicações tecnológicas, afim de aperfeiçoar suas propriedades, que definem o desempenho e o processo de fabricação dos mesmos, e estabelecer combinações que resultam em novos produtos que podem ser utilizados nas mais diversas áreas do conhecimento: construção e civil, ambiental, eletrônica e eletromecânica, entre outras. Além disso, busca novas alternativas de aplicação de materiais já conhecidos, desenvolvendo soluções para os desafios pertinentes a área da Ciência, Tecnologia e Inovação (C, T & I) dos Materiais. A ciência dos materiais faz parte do conhecimento básico para todas as engenharias e a linha de pesquisa tecnologia e ciência dos materiais possui caráter interdisciplinar, unindo profissionais das mais diversas áreas de engenharia e ciências exatas (física, química e matemática) com o objetivo de criar novas fronteiras de pesquisa e conhecimento para o estudo, produção, aplicação e transformação da matéria.

De acordo com a pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, o edital de seleção para o programa está previsto para ser divulgado no mês de novembro, com a oferta de doze vagas.

Confira os novos cursos aprovados pela Capes

Coordenação-geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em: