Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Foceg

IF Goiano reúne Fórum de Comitês de Ética em Pesquisa

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 25 de Novembro de 2016, 12h05 | Última atualização em Segunda, 28 de Novembro de 2016, 10h28 | Acessos: 1141

Próxima reunião está marcada para 2 de fevereiro de 2017.

Colegiado discute temas relevantes sobre as pesquisas envolvendo seres humanos
Colegiado discute temas relevantes sobre as pesquisas envolvendo seres humanos

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) sediou na quinta-feira, 24, reunião do Fórum de Comitês de Ética em Pesquisa do Estado de Goiás (Foceg). Estiveram presentes os membros do colegiado e a  Comissão Executiva, com participação do reitor do Instituto, Vicente de Almeida.

Na pauta houve debates sobre capacitação de usuários e o Projeto de Lei 200, que tramita no Senado e trata de princípios, diretrizes e regras para a condução de pesquisas clínicas em seres humanos por instituições públicas ou privadas.

A Resolução 510/16, do Conselho Nacional de Saúde também esteve entre os assuntos discutidos. A medida dispõe sobre normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos maiores que os existentes na vida cotidiana.  

Origem - O Fórum de Comitês de Ética em Pesquisa do Estado de Goiás foi criado em 2015, durante o 1º Encontro de Comitês de Ética em Pesquisa de Goiás. O colegiado tem presença expressiva da maioria dos Comitês de  Ética em Pesquisa (CEPs) do Estado e é uma instância local de natureza consultiva para discutir temas relevantes sobre as pesquisas envolvendo seres humanos. O Foceg serve, ao mesmo tempo, um elo de aproximação com a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).  

A próxima reunião do Forceg está marcada para o dia 2 de fevereiro de 2017, às 9 horas, na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia. O Fórum é aberto para participação de docentes, discentes e usuários do sistema CEP/Conep em geral.

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em:
Fim do conteúdo da página