Reitor do IF Goiano recebe título de cidadão rio-verdense

Publicado: Sexta, 25 de Novembro de 2016, 14h57 | Última atualização em Terça, 29 de Novembro de 2016, 11h59 | Acessos: 1249

Professor Vicente Pereira de Almeida é homenageado na Câmara de Vereadores de Rio Verde. Título foi proposto pela vereadora Lúcia Batista.

Reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Vicente Pereira de Almeida, recebeu título de cidadão rio-verdense. Projeto foi proposto pela vereadora Lúcia Batista e a cerimônia foi realizada na Câmara de vereadores de Rio Verde, na quinta-feira, 24. O título de cidadão visa homenagear pessoas nascidas em outras localidades e que prestaram serviços importantes à comunidade local, ajudando em seu desenvolvimento social.

Professor Vicente é natural do Estado de Minas Gerais, mas foi em Goiás que construiu sua história. Depois de passar parte da infância na cidade de Itapaci na região do Vale do São Patrício, mudou-se para Rio Verde, onde fez o curso Técnico Agrícola, na então Escola Agrotécnica Federal de Rio Verde, hoje, Instituto Federal Goiano. Em Rio Verde, continuou seus estudos, graduando-se em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia (hoje UniRV) no ano de 1982.

Professor Vicente fez outras três graduações: Técnicas Agropecuárias na Universidade Federal de Lavras, Graduação em Matemática e Graduação em Especialização de Ensino Superior. Essas duas últimas na Faculdade de Filosofia de Rio Verde. Cursou mestrado na Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita e doutorado na Universidade do Coruña na Espanha.

O reitor contribui com a educação em Rio Verde desde o ano de 1981, quando ingressou na então Escola Agrotécnica. Além da docência, atuou em vários cargos administrativos, como coordenação pedagógica e chefia de gabinete. Foi diretor-geral entre os anos de 2005 e 2008. Com a expansão da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia teve atuação decisiva junto ao MEC para criação de dois Institutos Federais em Goiás, sendo um deles o Instituto Federal Goiano.

Participou do projeto de transformação e expansão da instituição goiana como Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional ao lado do primeiro reitor, professor José Donizete Borges. No ano de 2010 concorreu pela primeira vez ao cargo de reitor, sendo eleito pela maioria dos votos. Foi empossado esse ano para seu segundo mandato.

O IF Goiano expandiu de forma significativa nos últimos anos. Possui atualmente 12 campi espalhados pelo Estado. A instituição também é reconhecida pela verticalização de ensino, oferece cursos de níveis variados, de técnicos à pós-graduação, com cursos de mestrados e doutorado.

Homenagem - Em suas palavras, a vereadora Lúcia Batista destacou a importância do trabalho do professor Vicente junto à Educação, enfatizando sua simplicidade e companheirismo frente as situações cotidianas do cargo que exerce, desde as mais simples até as mais complexas. Emocionado, professor Vicente compartilhou a homenagem recebida com a família, que estava presente, e com os amigos e colegas de trabalho, dentre eles, professor Gilberto Queiroz, ex-diretor do IF Goiano, seu grande incentivador.

O momento solene foi prestigiado por diversos colegas da reitoria, como o pró-reitor de desenvolvimento institucional, professor Elias Monteiro e também por colegas do Campus Rio Verde do IF Goiano, professores e técnicos administrativos. Servidores aposentados, como Valdomiro Pereira e Gilberto Eustáquio também estiveram presentes.

Assessoria de Comunicação Social - Campus Rio Verde adaptada

registrado em: