Simpósio em Biodiversidade e Conservação reúne pesquisadores em Rio Verde

Publicado: Quarta, 07 de Dezembro de 2016, 19h24 | Última atualização em Terça, 20 de Dezembro de 2016, 15h40 | Acessos: 1088

I Simbio marca primeiro ano de atividades do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade.

O evento reuniu professores e alunos do programa, além de pessoas interessadas na conservação da biodiversidade do cerrado brasileiro. Para os participantes, o SIMBIO foi um importante espaço para troca de informações, enriquecimento de saberes e atualização profissional, do qual participaram pesquisadores renomados.

Na abertura do evento, Rogério Pereira Bastos da Universidade Federal de Goiás discorreu sobre Pesquisa e Divulgação Científica. No segundo dia, o pesquisador do Institute of Food and Agricultural Sciences, University of Florida, Wagner A. Vendrame, apresentou o tema "Criopreservação para Conservação de Plantas“. Em seguida, João Carlos Nabout da UEG-Anápolis falou sobre "Cienciometria como uma ferramenta para avaliar o padrão de colaboração científica".

Solenidade de abertura - A cerimônia de abertura reuniu 4 pró-reitores do IF Goiano, professor Claudecir Gonçales (Administração e Planejamento); professor Elias de Pádua Monteiro (Desenvolvimento Institucional); professor Sebastião Nunes da Rosa Filho (Extensão) e professor Fabiano Silva Guimarães (Pesquisa, Pós-graduação e Inovação).

Em sua fala, professor Fabiano pontuou a importância das parcerias entre as pró-reitorias, uma vez que, segundo ele, em educação tudo está interligado, sobretudo onde o ensino verticalizado já é uma realidade - a exemplo do Campus Rio Verde, que oferece de cursos técnicos ao doutorado. Também ressaltou a importância das parcerias com as agências de fomento que investem recursos para a concretização dos projetos.

O diretor de ensino, professor Edson Luiz Souchie, na ocasião representando o diretor-geral, professor Anísio Correa da Rocha, lembrou os critérios rígidos da Capes para firmar parcerias com instituições. Critérios esses que o IF Goiano consegue atender por meio do trabalho de docentes e servidores técnico-administrativos comprometidos. Para o professor, um comprometimento que já coloca a instituição como referência no Brasil inteiro, em se tratando de qualidade de suas ações de pesquisa, ensino e extensão.

O diretor de pesquisa e pós-graduação do Campus Rio Verde, professor Alan Carlos Costa, lembrou que o mestrado em Biotecnologia e Conservação completa o ciclo de cursos verticalizados oferecidos na área, desde técnico em Biotecnologia ao doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade. “O programa de pós-graduação em Biodiversidade e Conservação é resultado de muito esforço e já está se tornando em um grande gerador de pesquisas e conhecimentos no interior de Goiás”. E finalizou: “A Capes se faz presente nesta instituição ao investir em cursos de natureza tão relevante”.

Representando o magnífico reitor, professor Vicente Pereira de Almeida, o pró-reitor de administração e planejamento, professor Claudecir Gonçales, encerrou as falas da noite mencionando as atuais dificuldades porque passam o Brasil, mas que os recursos advindos das agências de fomento têm ajudado a manter o projeto de expansão do IF Goiano. Também citou a importância do programa que investiga temas ambientais, sobretudo, em uma região marcada pela produção agrícola e pecuária, como o sudoeste goiano.

A apresentação cultural ficou por conta da professora do programa, Juliana Sales e do músico e ambientalista, professor Cláudio Barbosa. Juntos entoaram músicas como Cio da Terra e Frutos da Terra.

Veja fotos do evento

Assessoria de Comunicação Social - Campus Rio Verde