Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

IF Goiano participa de workshop sobre “Plataforma do Conhecimento”

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Domingo, 22 de Janeiro de 2017, 11h35 | Última atualização em Terça, 24 de Janeiro de 2017, 18h41 | Acessos: 1459

Workshop discute como serão criados os conteúdos da Plataforma do Conhecimento: Agricultura e Alimento.

imagem sem descrição.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) participou, na sexta-feira (20), de workshop organizado em Brasília pelo Fórum do Futuro e pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). O objetivo do encontro foi discutir como serão criados os conteúdos da Plataforma do Conhecimento: Agricultura e Alimento.

A instituição foi representada pelo pró-reitor de Administração e reitor em exercício, Claudecir Gonçales, e pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Fabiano Guimarães Silva.

Na abertura do evento, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e conselheiro do Fórum do Futuro, Evaldo Vilela, explicou que a ideia da Plataforma do Conhecimento é reunir, em um ambiente virtual e numa linguagem acessível, informações científicas sobre agricultura e alimento, a partir de valores importantes para a sociedade.

O jornalista Fernando Barros, gerente executivo do Fórum do Futuro, disse que a ideia da plataforma não é falar sobre processos e produtos da agricultura e da pecuária, mas explicar, seu significado na vida das pessoas. E, segundo ele, uma das formas de fazer isso é mostrando de que modo os alimentos são seguros, sustentáveis e saudáveis. “É preciso converter pautas econômicas e científicas para a agenda humanística, porque a informação científica só será ouvida se fizer sentido na vida das pessoas”, completou.

Além de promover o diálogo entre ciência e sociedade, Evaldo Vilela comentou que a plataforma pode ser um caminho para o setor agropecuário ter sua importância reconhecida na sociedade. A ideia é desmitificar questões que envolvem a atividade, principalmente aquelas relacionadas a tecnologias que promovem a sustentabilidade. “O reconhecimento da sociedade é muito sério, porque não construímos o país sem riqueza e nossa riqueza passa pelo agronegócio”, reforçou.

Ao longo do evento, pesquisadores de diversas instituições se revezaram em painéis temáticos, discutindo quais questões devem ser levadas ao grande público dentro dos temas: nexo agricultura, saúde e nutrição; concertação internacional – o posicionamento estratégico do Brasil; percepção de valor da agricultura pela sociedade; produção pecuária sustentável e saúde humana; e água na produção de alimentos de origem animal e vegetal.

O IF Goiano é parceiro na realização do projeto, que deve estar disponível para o público ao final do primeiro semestre deste ano.

Coordenação-geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em:
Fim do conteúdo da página