CNPQ

IF Goiano recebe bolsa de produtividade em Pesquisa

Publicado: Sexta, 03 de Fevereiro de 2017, 17h02 | Última atualização em Terça, 07 de Fevereiro de 2017, 11h27 | Acessos: 1458

Professora do Campus Rio Verde, Juliana de Fátima Sales, é a primeira mulher a conquistar esse benefício na área de pesquisa e formação de recursos humanos.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano), por meio da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação do Campus Rio Verde, Juliana de Fátima Sales, foi contemplado com bolsa de produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq/MCTIC. Com o recebimento do benefício, Juliana torna-se a primeira mulher a conquistar este feito. Além da professora, outros dois docentes do IF Ceará foram contemplados com a bolsa.

Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Fabiano Guimarães, explica que este tipo de bolsa é muito concorrida no meio acadêmico, sendo concedida apenas a pesquisadores de comprovada competência. "São avaliados entre outros quesitos a produção científica em periódicos de excelência, a experiência na execução de projetos de pesquisa e na formação de recursos humanos, características estas que a maioria dos pesquisadores só adquirem com vários anos de experiência", destaca. Além da profa. Juliana, nesta seleção foram contemplados também dois docentes do IF Ceará.

De acordo com Fabiano, conquistas como esta representam reconhecimento por parte do CNPq/MCTIC do mérito do professor/pesquisador da instituição. "Ajuda em muito a elevar os conceitos dos Programas de Pós-Graduação em que a professora Juliana está cadastrada", afirma. Outros benefícios, segundo o pró-reitor, referem-se ao aumento de aprovação de projetos de pesquisa, mais aquisição de equipamentos e custeio para estas pesquisas, além da contribuição para a elevação do conceito destes programas de Pós-Graduação citados, que aumenta o número de bolsas para os estudantes.

Formada em Biologia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1999), Juliana possui mestrado em Agronomia (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Lavras (2002), doutorado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (2006) e pós-doutorado em sementes pela UFLA (2012). A coordenadora é docente do IF Goiano desde 2006, onde já orientou 36 estudantes de Iniciação Científica, 11 de mestrados e um de doutorado, além de ter supervisionado cinco de Pós-Doutorados. Faz pesquisa na área de Fisiologia de Sementes de Espécies Medicinais e Frutíferas do Cerrado e atua na Tecnologia e Produção de Sementes e Mudas de Plantas Nativas do Cerrado.

Além da professora Juliana, o IF Goiano possui mais cinco bolsistas de PQ do CNPq: Flávio Gonçalves de Jesus, co Campus Urutaí, Renato Lara de Assis, do Campus Iporá, Marconi Batista Teixeira, Frederico Loureiro Soares e Paulo Sérgio Pereira, do Campus Rio Verde e Fabiano Guimarães Silva, da reitoria

Clique e acesse a lista completa dos bolsistas de produtividade

Coordenação-Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em: