Integração

Intercâmbio Socioesportivo reúne mais de 120 participantes

Publicado: Segunda, 27 de Março de 2017, 18h02 | Última atualização em Segunda, 03 de Abril de 2017, 12h37 | Acessos: 1288

Evento foi realizado no Campus Ceres e trouxe nove modalidades esportivas, disputadas por servidores e familiares. Na ocasião ocorreu também o lançamento da cartilha de projetos de Arte e Cultura do Naif.

A sétima edição do Intercâmbio Socioesportivo do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) foi realizada neste fim de semana, no Campus Ceres. Aguardado com expectativa, o evento ocorreu nos dias 24 e 25 de março, com participação de servidores da Reitoria e dos campi de Iporá, Posse, Rio Verde, Trindade e Urutaí, totalizando, junto aos integrantes de Ceres, mais de 120 pessoas, entre funcionários e familiares.

A solenidade de abertura ocorreu na sexta-feira, 24, no espaço da Biblioteca do Campus Ceres. A mesa diretiva da solenidade foi composta pelo gerente de Extensão do campus, Rangel Rigo, o diretor-geral da unidade, Cleiton Mateus, o pró-reitor de Extensão do IF Goiano, Sebastião Nunes, e o reitor da Instituição, Vicente de Almeida.

Além de promover uma calorosa saudação aos servidores participantes, a mesa enalteceu a importância do evento para o Instituto. Por meio da ação os servidores têm a possibilidade de se conhecerem e participarem de atividades que não trazem em si a responsabilidade dos afazeres institucionais. Além disso, o evento, por ser itinerante, é uma forma de os mais de 1.600 servidores visitarem as diversas unidades que atualmente formam o IF Goiano.

Naif – Na sexta-feira, 24, além da solenidade de abertura do Intercâmbio houve o lançamento da cartilha do Núcleo de Ciência, Arte e Cultura (Naif) do IF Goiano (veja link abaixo). Na ocasião, a professora Aline Gobbi Guimarães, do Campus Rio Verde, relatou o histórico de ações e projetos que deram início ao Núcleo, que teve seu regulamento aprovado em dezembro de 2016.

A cartilha, apresentada pelo docente Bruno Oliveira, do Campus Iporá, é uma forma de facilitar aos docentes e técnicos administrativos do Instituto o acesso ao Naif. Ela contém exemplos de ações de cultura e arte que poderão ser propostas pelos servidores, bem como traz o passo a passo para as formular. Nas palavras do reitor, Vicente Almeida, “a realização de eventos voltados para Arte e Cultura era realidade no tempo das escolas agrotécnicas e precisa ser retomada pelo IF Goiano, que tem carência de explorar essas áreas”.

Intercâmbio Socioesportivo – Com a expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e consequente unificação dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e Escolas Agrotécnicas Federais (EAFs) em Institutos Federais (Ifs), no ano de 2008, as autarquias autônomas de Urutaí (que incluía a unidade de Morrinhos), Rio Verde e Ceres uniram-se para formar o IF Goiano. Logo depois foi criado o campus de Iporá.

Assim, entre muitas outras demandas, era interessante promover atividades e eventos que pudessem integrar os servidores dessas diversas instituições, que agora integravam-se em uma única Instituição. Foi assim que surgiu o Intercâmbio Socioesportivo, com sua primeira edição realizada já no ano de 2009. O evento visa integrar servidores das diversas unidades com atividades esportivas diversificadas – há de futebol, para os mais tradicionais, até truco, dama e xadrez, para aqueles servidores que preferem algo menos agitado.

Nesta edição de 2017, no Campus Ceres, foram realizadas as modalidades atletismo, futebol society masculino, futsal feminino, tênis de mesa, truco, xadrez, damas, voleibol e natação. Não havia limite de participação por servidores, e muitos aproveitaram para participar de mais de uma modalidade. Os vencedores das modalidades individuais foram premiados com medalhas e as equipes das modalidades coletivas receberam, além das medalhas, troféus confeccionados na própria Instituição.

Clique e veja as fotos do evento no Flickr do IF Goiano

Clique e acesse a Cartilha do Núcleo de Ciência, Arte e Cultura (Naif)

Confira o resultado das competições:

ATLETISMO MASCULINO

PROVA