Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Projeto

Instituições lançam Rio Verde, Capital do Futuro na Tecnoshow

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 31 de Março de 2017, 11h39 | Última atualização em Terça, 04 de Abril de 2017, 11h02 | Acessos: 2374

Assinatura de protocolo de intenções na segunda-feira, 3, marca início das ações que integram a proposta. Iniciativa permitirá que Rio Verde seja referência na produção de alimentos saudáveis.

Um projeto visando transformar a cidade de Rio Verde numa referência global do alimento saudável, sustentável, resiliente ao aquecimento climático e socialmente inclusivo será lançado na abertura da Tecnoshow Comigo, na segunda-feira, 3.  As entidades responsáveis pela proposta, o Instituto Fórum do Futuro, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) assinarão protocolo de intenções nesse sentido. 

O conceito básico do projeto conecta polos de conhecimento à visão de desenvolvimento regional. A proposta estará apoiada em uma plataforma que integra ciência, natureza e desenvolvimento e deverá propiciar importante visibilidade para Rio Verde e para o estado de Goiás, no cenário nacional e internacional. 

Os participantes da Tecnoshow vão conhecer os detalhes do projeto ainda no dia 3, às 16 horas (veja programação abaixo). Entre as ações previstas haverá um conjunto de 14 estudos coordenados pelo Fórum que vão apontar os caminhos a serem perseguidos para que o objetivo central do projeto seja alcançado. 

Alysson Paolinelli, presidente do instituto, escreverá sobre a necessidade de aprofundamento do conhecimento do Bioma do Cerrado. Evaldo Vilela, coordenador científico, vai desenhar uma estratégia para que Rio Verde se transforme num polo de inovação para a cadeia de valor dos alimentos. Os embaixadores Ronaldo Sardeberg e Botafogo Gonçalves vão destacar os desafios no relacionamento com o mercado asiático e com o Cone Sul, respectivamente. 

Será lançado também o projeto Conexão Futuro, o Hub da Inovação, que pretende viabilizar o primeiro ambiente de inovação do Brasil com foco na cadeia de valor do alimento. Para isso, empresas parceiras já identificaram suas demandas tecnológicas. Haverá uma competição nacional para levar a Rio Verde doze talentos que receberão uma bolsa por seis meses para trabalhar no desenvolvimento das tecnologias sugeridas.

O projeto terá apoio da Fapeg quanto à sua aplicação junto às universidades e instituições de pesquisa. O IF Goiano - primeira Instituição de Ensino Superior (IES) a oferecer doutorado no interior de Goiás, em Rio Verde - contribuirá em várias ações, entre elas a oferta à comunidade de um mestrado voltado à integração da ciência, da natureza e do desenvolvimento. "A proposta busca unir em um mesmo guarda-chuva acadêmico as diversas competências e áreas do conhecimento", informa o reitor da autarquia, Vicente de Almeida.

Palestra - Para marcar o lançamento do projeto no Rio Verde, Cidade do Futuro,  o engenheiro industrial alemão Martin Günter Bernhard debaterá sobre novas tecnologias na produção de alimentos. Impressora 3D, clonagem, robôs e Indústria 4.0 estão entre os assuntos a serem abordados. A palestra terá tradução simultânea e será realizada no dia 3, às 15 horas. 

Bernhard é autor e co-autor de 13 livros e mais de 30 trabalhos técnicos de gestão estratégica e gestão de TI. Ministrou mais de 700 palestras na Alemanhã, Áustria, Suíça e no Brasil. É professor da Berlin School of Economics and Law. A vinda do docente é uma parceria com o Fórum do Futuro com participação do Programa de Pós-Graduação em Bioenergia e Grãos do IF Goiano.

 

Tome nota: Projeto Rio Verde, Capital do Futuro

Atividades programadas para a Tecnoshow

 

03/04/17 (segunda-feira)

9 às 13 horas - Apresentação do projeto e assinatura do protocolo de intenções entre Fórum do Futuro, Fapeg e IF Goiano. 

15 horas - Palestra: Novas Tecnologias na Produção de Alimentos (impressora 3D, clonagem, robôs e Indústria 4.0), com o Dr. Martin Günter Bernhard

Local: Auditório 1 - CTC Comigo 

16 horas - Apresentação de ações do projeto Rio Verde, Capital do Futuro

Local: Auditório 1 - CTC Comigo

- Cléber Soares – Projeto Cooperação na área de controle da sanidade animal e vegetal.

- Evaldo Vilela - Conexão Futuro, o Hub da Inovação.

- Fabiano Guimarães e Haihani Silva Passos - Projeto Mestrado Integração Ciência, Natureza, Desenvolvimento.

- Maria Luiza Bretas e Tatianne Santos - Projeto Línguas Online - capacitação em inglês comercial.

- Alan Carlos Costa - Projeto Rio Verde - Arborização da Cidade a partir do Jardim Botânico dirigido pelo IF Goiano.

- Fernando Barros - Diálogo Com a Sociedade - Visão Estratégica.

 

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

Republicada com edição e correção de informações

registrado em:
Fim do conteúdo da página