Visita

Pós-graduação recebe ex-ministro para aula inaugural

Publicado: Quarta, 05 de Abril de 2017, 13h15 | Última atualização em Quarta, 12 de Abril de 2017, 12h48 | Acessos: 1389

Paulinelli ressaltou importância do planejamento estratégico para o desenvolvimento sustentável no Brasil.

imagem sem descrição.

Aconteceu na manhã de terça-feira, 4, a aula inaugural dos cursos de pós-graduação do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Campus Rio Verde. O evento contou com palestras do ex-ministro da agricultura Alysson Paulinelli e do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), professor Evaldo Vilela.

Em sua fala, Paulinelli ressaltou sua preocupação com a falta de planejamento estratégico no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável no Brasil. Ele reforçou também a missão do país de promover a segurança alimentar e suprir a demanda por energia limpa de que o mundo precisa. “Nossa responsabilidade transcende o Estado e a nação”, afirmou ele.

O ex-ministro foi um dos responsáveis pela criação da Embrapa, no início da década de 1970. Em sua palestra ele lembrou que a revolução agrícola por qual passou o país naquele período começou nas universidades. E, por isso, disse estar confiante nos jovens, estudantes, profissionais e pesquisadores para construir o projeto de desenvolvimento sustentável.  Por fim, Paulinelli desafiou os estudantes a conhecerem melhor os biomas brasileiros como caminho para solucionar problemas fundamentais para esse desenvolvimento.

Evaldo Vilela, por sua vez, falou sobre a importância de se criar e ensinar a cultura da inovação e o empreendedorismo dentro das escolas e universidades. Ele discutiu alguns desafios e obstáculos ao protagonismo dos jovens no desenvolvimento de tecnologias e inovações.

Entre os problemas apontados por ele, estão as grades curriculares defasadas dos cursos superiores, o afastamento do mercado e a apatia e conformismo dos agentes envolvidos no processo de formação profissional.

O professor destacou ainda que, além da cultura empreendedora, é preciso oferecer aos jovens infraestrutura adequada, oportunidades de financiamento e de integração com os diversos setores da sociedade.

Alysson Paulinelli e Evaldo Vilela fazem parte do Instituto Fórum do Futuro que, em conjunto com o IF Goiano e a Fapeg, está desenvolvendo o projeto “Rio Verde: capital do futuro”.

Uma das principais contribuições do IF Goiano para o projeto é a construção do mestrado multidisciplinar em “Desenvolvimento regional, agricultura e sociedade”, para atender as demandas por formação e pesquisa que atendam aos diversos aspectos da cadeia de valor do alimento. O Campus Rio Verde possui atualmente sete programas de mestrado e dois de doutorado.

Assessoria de Comunicação do Polo de Inovação

registrado em: