Incentivo

IF Goiano investe na qualificação e capacitação dos seus servidores

Publicado: Quarta, 19 de Abril de 2017, 10h01 | Última atualização em Quinta, 20 de Abril de 2017, 15h21 | Acessos: 1779

Convênios com instituições do exterior, bolsas e disponibilização de equipamentos para pesquisas são alguns dos benefícios.

Investir em recursos humanos é ter resultados para consolidação e fortalecimento da Instituição. Para garantir essa marca, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) conta com qualificado corpo de servidores e tem o incentivo à qualificação e capacitação como principais ações dentro da sua gestão. Parcerias com instituições do Brasil ou do exterior, bolsas e disponibilização de laboratórios e equipamentos para pesquisas são alguns dos benefícios.

Dentre as possibilidades oferecidas pela Instituição para que o servidor possa investir em sua carreira, têm-se os programas que destinam auxílio financeiro por meio de bolsas, sendo eles: Programa de Incentivo à Qualificação (PIQ) e Programa Institucional de Capacitação Docente do IF Goiano (PICSS), que disponibilizam bolsas para servidores que estão cursando mestrado, doutorado ou pós-doutorado; Edital de Reembolso para servidores matriculados em programas de graduação ou pós-graduação Lato sensu ; e Programa Institucional de Incentivo à Divulgação e Participação em Eventos Científicos, Tecnológicos e Inovação (Pipecti), que oferece auxílio financeiro para participação em eventos.

Outras possibilidades são os editais de afastamento, que possibilitam aos servidores a liberação de suas atividades laborais para atividades de qualificação. No que tange à pesquisa há também os programas de Apoio à Produtividade em Pesquisa (Pappe) e de Apoio aos Projetos de Pesquisa em Educação (Paped), que funcionam como incentivo para que professores invistam em pesquisa e, consequentemente, aprimorem suas carreiras.

Servidor do IF Goiano desde dezembro de 2008, o professor do Campus Urutaí Flávio Gonçalves de Jesus estava terminando o doutorado quando ingressou na Instituição. Em 2014/15 fez pós-doutorado na Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos. Para participar do programa, Flávio destaca o apoio do Instituto ao disponibilizar edital para afastamento e capacitação, sem prejuízo da remuneração. Atualmente, o professor atua em pesquisas realizadas no Laboratório de Entomologia Agrícola do Campus Urutaí, com o objetivo de atuar no controle de importantes pragas das culturas de interesse agrícola.

De acordo com o professor, o investimento em pesquisa e capacitação de seus servidores, tem deixado a Instituição em posição de destaque em relação à qualidade dos cursos ofertados, tanto na graduação quanto na pós-graduação. "Os professores têm alcançados bons desempenhos nos editais de fomentos a pesquisa em capitação de recursos, seja a nível nacional no edital Universal do CNPq ou edital regional publicado pela Fapeg", explica.

Servidor do IF Goiano desde 1995, o técnico administrativo do Campus Rio Verde Paulo Dornelles cursou mestrado e doutorado na própria Instituição, participando do Programa de Pós Graduação em Ciências Agrárias – Agronomia. Como mestrando e doutorando, teve projetos aprovados pelo CNPq e outras agências de fomento.

Dentre os principais retornos para o Instituto, Paulo destaca a disponibilização de bolsas para estudantes de cursos técnicos decorrentes da aprovação de suas pesquisas por agências de fomento. Além disso, cada projeto aprovado proporcionou recursos para o Campus Rio Verde, que foram utilizados, por exemplo, para  aquisição de equipamentos. "O aperfeiçoamento da qualificação do quadro de servidores administrativos promove aumento de conhecimento e qualidade dos serviços prestados ao ensino e pesquisa pela instituição", finaliza.

Parceria - Professora na área de Agronegócios no Campus Rio Verde, Sílvia Ferreira, acabou de deixar o Brasil para cursar o programa de pós-doutorado na Universidade do Minho, em Portugal. O IF Goiano possui acordo de cooperação com a instituição portuguesa. Dentre as contribuições oferecidas pelo Instituto, Sílvia destaca a possibilidade de afastamento das atividades letivas, sem prejuízo da remuneração, e a oferta de  recursos como por exemplo o acesso irrestrito aos periódicos Capes e o Programa Institucional de Capacitação Docente (PICSS).

Para a professora, participar do pós-doutorado em Portugal representa um oportunidade de participar de eventos científicos no exterior e ter acesso a novas bases de dados e tecnologias de pesquisa na área do agronegócio. "Espero encontrar resultados significativos sobre as questões relacionadas à minha pesquisa e depois compartilhar essas experiências com todos que tiverem interesse na área, alunos, servidores e comunidade em geral", completa.

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em: