JIF 2017

Amizade entre participantes marca realização da etapa IF Goiano

Publicado: Segunda, 05 de Junho de 2017, 14h39 | Última atualização em Quarta, 07 de Junho de 2017, 09h03 | Acessos: 1359

Integração e parceria entre os atletas foi um dos principais pontos positivos destacado pela Comissão Organizadora. Evento foi realizado no Campus Ceres, no período de 2 a 5 de junho.

Clima de amizade e parceria entre os alunos tomou conta da realização do Jogos dos Institutos Federais – Etapa IF Goiano. O Evento foi promovido no Campus Ceres, no período de 2 a 5 de junho. Além das atividades esportivas, foram realizados também eventos paralelos, como a Feira de Marketing do Campus Ceres, o Espaço Interativo e a Festa Junina.

De acordo com o pró-reitor de Extensão, Sebastião Nunes, essas ações foram o diferencial para possibilitar aos alunos momentos de maior integração. “Esse ano sentimos que os estudantes perceberam o IF Goiano como uma Instituição única”, afirma. Além das atividades paralelas, Sebastião acrescenta que o fato das delegações terem sido alojadas no próprio Campus, também contribuiu para maior interação entre elas.

Fora do clima de disputas, o que prevaleceu foi a amizade. “A gente tocou violão, fez um momento de confraternização no Mirante (do Campus)”, conta o aluno do curso de Zootecnia do Campus Ceres, Paulo de Oliveira Neto, sobre a interação com a delegação de Trindade. Já para o estudante do curso técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, também de Ceres, Marcos Danyllo Rebouças, que participou pela primeira vez dos Jogos, o momento foi oportuno para conhecer novos alunos. “Eu, por exemplo, não conhecia ninguém de outras unidades, fiz amizade com atletas de Iporá e de Trindade”, conta.

Na avaliação da organização, o evento foi um sucesso. Membro da Comissão Geral, a professora de Educação Física da unidade, Weslene Freitas Mendonça, destaca a parceria estabelecida tanto entre os servidores da unidade, quanto entre os professores dos campi, e principalmente a dedicação dos alunos pertencentes à equipe de apoio como principais pontos para o bom andamento dos Jogos. “Essa soma é muito importante”, finaliza. Do ponto de vista da gestão, nem mesmo o curto prazo para a preparação do evento refletiu em prejuízos para a organização. “O pouco tempo, ao invés de traduzir em problemas, serviu de motivação para dar certo”, avalia o pró-reitor.

Disputas - A segunda-feira, 5, último dia de disputas, foi marcado pelas jogos finais de Basquete, Futebol Society, Futsal, Handebol e Vôlei. Durante os quatro dias de evento o Campus Ceres recebeu cerca de 380 atletas de 11, dos 12 campi da Instituição. Integrante da equipe vencedora de vôlei feminino, a estudante de Engenharia Civil do Campus Rio Verde, Dandara Santos Rodrigues, conta que a equipe se preparou em apenas duas semanas, porém com treinos diários. Para a próxima etapa, a atleta espera manter o mesmo ritmo de treinos.

A Etapa IF Goiano serve como fase classificatória em nível institucional. Os atletas e equipes vencedoras participarão da próxima fase dos JIFs, a Etapa Centro-Oeste, que envolve os Institutos dos estados de Goiás Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em: