Assistência técnica e extensão rural é tema de debates na Agro Centro-Oeste

Publicado: Sexta, 09 de Junho de 2017, 16h18 | Última atualização em Quarta, 14 de Junho de 2017, 15h48 | Acessos: 1850

IF Goiano promoveu Encontro de Técnicos do Meio Rural, que discutiu assuntos relacionados à área com diversos atores sociais.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) organizou, dentro da programação da Agro Centro-Oeste Familiar, o III Encontro de Técnicos do Meio Rural – Vozes e (Re)existências. Cerca de 150 pessoas participaram nos dois dias do evento para debater assuntos importantes ligados ao tema.

Na quinta-feira, 8, primeiro dia do encontro, a discussão ficou em torno do contexto da assistência técnica e extensão rural no Brasil: construção de políticas públicas, reforma agrária, desenvolvimento rural sustentável, educação e formação profissional e nos sistemas de agricultura de base ecológica. Também houve espaço para debater sobre a atuação das mulheres nas diversas ruralidades e o papel das escolas agrícolas do estado de Goiás.

Na sexta-feira, 9, o professor do Campus Urutaí  do IF Goiano Victor José Moreno fez um balanço sobre a assistência técnica e extensão rural no contexto de países da América Latina: Venezuela, Colômbia, Chile e Brasil. Ao apresentar a realidade de cada país – fazendo um paralelo com o atual contexto político brasileiro – Moreno defendeu que não é um partido ou ideologia que mudará a humanidade, e sim, a educação.

Após a explanação do professor foi a vez das vozes estudantis, representadas por alunos do curso de Agronomia do IF Goiano e da Escola Família Agrícola de Orizona (Efaori). O estudante Rubens Alceu Kraemer provocou os participantes ao questionar quantos deles eram filhos de agricultores e se eles gostariam de continuar trabalhando na propriedade da família.

Diante da resposta afirmativa da maioria, o aluno relatou sua experiência de fazer agroecologia em uma grande propriedade de soja e obter resultados. “Cabe aos profissionais que estão se inserindo no mercado ocupar os espaços usando os recursos que temos para mudar a realidade nos locais onde trabalhamos”, incentivou.

Além dos estudantes, outros atores sociais foram representados para mostrar a visão, os desafios na atuação nas diversas ruralidades. Glays Rodrigues de Matos, pesquisador da Embrapa, falou sobre a importância de se fazer ciência para que a agroecologia – segundo ele o melhor caminho a ser seguido pela agricultura familiar – não seja só ideologia ou convicção.

Ana Cláudia de Lima e Silva, do Campus Cidade de Goiás do Instituto Federal de Goiás (IFG), lembrou que as diferentes ruralidades devem ser percebidas conforme suas particularidades para que haja diálogo entre os setores dentro do processo produtivo que é preciso começar a se pensar nas formas de produzir na localidade do município. “Temos na cidade 24 assentamentos que não são um problema e sim um meio de se fortalecer o município pela produção de alimentos”, ressaltou.

O professor Milton Dorneles, do Campus Urutaí do IF Goiano, também falou sobre o perfil do profissional que o mercado precisa: boa formação, informação, estágio e capacidade de abrir espaço onde houver potencial de se praticar a agroecologia. “Ofereça, monte um projeto para um agricultor, um grupo, uma associação. Mostre que você consegue tornar as propriedades mais produtivas”, defendeu.

Encaminhamentos - Ao fim dos debates, os participantes colocaram os principais pontos de pauta em um documento intitulado Carta de (Re)existências das Ruralidades. Ela será encaminhada a autoridades políticas, parceiros e comunidade científica, na tentativa de se colocar o tema na pauta da sociedade. O Encontro de Técnicos do Meio Rural é realizado desde 2015 dentro da Agro Centro-Oeste Familiar.

Programação – Além do III Encontro de Técnicos do Meio Rural, o IF Goiano também teve na manhã de sexta-feira, dentro da programação da Agro Centro-Oeste, as palestras Estatística na Experimentação Agrícola e Agricultura/produção orgânica, a oficina de Produção de Leite   Orgânico  e o Seminário Científico. No período da tarde ocorrem a mesa redonda Agroecologia como Instrumento para Produção de Alimentos Saudáveis e Políticas Públicas e Agroecologia no Brasil, além da continuação do minicurso de montagem de acionador automático de irrigação de baixo custo. O evento teve início na quarta-feira, 7, e segue até sábado, 10, no Campus II da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Confira programação completa do IF Goiano na Agro Centro-Oeste

Flickr: veja fotos do evento

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

Republicada com acréscimo de conteúdo