IF Goiano vence concurso literário do Mercosul

Publicado: Sexta, 23 de Junho de 2017, 17h36 | Última atualização em Terça, 27 de Junho de 2017, 15h19 | Acessos: 1009

Estudante do Campus Ceres, Guilhermy Camargo, foi um dos premiados com viagem para Brasília e Montevideo, no Uruguai. Concurso teve temática da inclusão social nas escolas.

O aluno do Campus Ceres Guilhermy Camargo foi um dos vencedores do Concurso Histórico Literário Caminhos do Mercosul, promovido pela entidade junto ao governo brasileiro em 2016. Ele e outros cinco estudantes, também premiados, viajaram para Brasília e para a capital do Uruguai, Montevideo, entre os dias 5 e 11 de junho de 2017.

Para concorrer ao concurso, Guilhermy precisou escrever um conto com a temática Inclusão social nas escolas. “O meu conto narra a história do Lucas, um garoto que nasceu com uma deficiência física e que depois de muita luta pessoal e superação consegue promover a inclusão social para pessoas com necessidades especiais em sua escola”, conta o estudante. Para ele, a etapa da pequisa foi crucial para criar um personagem com densidade: “quando se faz uma pesquisa, pode-se perceber que na vida dessas pessoas é necessária muita força”, complementa.

A viagem de premiação do concurso iniciou-se pela capital federal, onde os estudantes conheceram um pouco mais dos pontos-chave da política nacional, bem como pontos turísticos da cidade. “Lá em Brasília nós visitamos a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, além do Memorial JK e do Museu Nacional. Visitamos ainda o Espaço Lúcio Costa, em que há uma maquete imensa de Brasília”, narra Camargo.

No dia 07 de junho eles embarcaram para Montevideo, onde permaneceram até dia 10. Lá puderam conhecer mais da cultura uruguaia, com uma agenda intensa de visitas, como a Plaza Independencia, o Mausoleo General Jose Artigas, o Museo del Fútbol, e o Palácio Legislativo. Além disso, visitaram a Colonia del Sacramento, cidade histórica do Uruguai, e a sede internacional do Mercosul, localizada em Montevideo. “Nós visitamos diversos edifícios e monumentos que expressam de forma vívida a história de ambos os países, o que é muito diferente de aprender com os livros didáticos”, explicita o estudante.

Guilhermy, que faz o curso técnico em Informática integrado ao Ensino Médio, já tinha sido destaque em 2016 ao conseguir o primeiro lugar no concurso Farol Literário, realizado anualmente pelo Instituto Federal Goiano (IF Goiano). À época, ele e os demais premiados no projeto participaram da Feira Literária de Paraty (Flip), no estado do Rio de Janeiro.

Assessoria de Comunicação Social - Campus Ceres

registrado em: