IF Goiano é habilitado no Prêmio Ferreira Gullar por alunos do Campus Trindade

Publicado: Sexta, 04 de Agosto de 2017, 17h43 | Última atualização em Segunda, 07 de Agosto de 2017, 11h13 | Acessos: 1006

Estudantes produzem aplicativo e concorrem a valor de até R$ 10 mil.

O aplicativo para telefones móveis “Poemas de Ferreira Gullar” criado por Igor Rosa e Matheus Cassimiro, alunos do 3º ano do curso técnico integrado ao ensino médio em Informática para Internet do IF Goiano – Campus Trindade, obteve a habilitação no Prêmio Ferreira Gullar de incentivo à leitura e produção de jogos eletrônicos para difusão da obra do poeta maranhense.

Incentivados pela professora de Língua Portuguesa Ruth Aparecida Viana da Silva, os alunos estudaram a vida e obra do escritor, crítico de arte, jornalista e teatrólogo e desenvolveram um jogo de perguntas e respostas a partir dos poemas do imortal ocupante da cadeira nº 37 da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Com noites na claridade da tela do computador e na constante troca de e-mails com os docentes do Campus Trindade, Igor e Matheus já se sentem premiados com este resultado inicial que colocou o trabalho deles entre os 11 aplicativos habilitados no país. O prêmio é destinado aos estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas.

De acordo com a professora Ruth, Igor e Matheus estão de parabéns por aceitarem o desafio. “São alunos que aprenderam em sala de aula, na participação ativa em projetos de pesquisa, extensão e nos eventos proporcionados pelo IF Goiano - Campus Trindade. A formação como um todo os auxiliou no aceito do desafio”, explica orgulhosa.

A docente não se esquece da aluna Ana Laura Honório Silva que desenvolveu e apresentou no mesmo prêmio o aplicativo “Ferreira Gullar”. No entanto, a estudante não foi habilitada por não apresentar uma documentação requerida no edital.

Segundo o Edital do Ministério da Cultura (Minc), o Prêmio Ferreira Gullar faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e distribuirá R$ 30 mil em prêmios aos três primeiros colocados. O primeiro lugar receberá R$ 10 mil; o segundo, R$ 7.142,86; e o terceiro, R$ 4.285,72.

Ainda não há previsão para a publicação da próxima fase de seleção do prêmio que apresentará os premiados com classificação dos aplicativos eletrônicos habilitados.

Assessoria de Comunicação Social - Campus Trindade

registrado em: