PPA 2017

Encontro discute sobre aposentadoria

Publicado: Quarta, 23 de Agosto de 2017, 15h12 | Última atualização em Sexta, 01 de Setembro de 2017, 16h02 | Acessos: 1211

Reunião abriu espaço para debate sobre planos, expectativas e medos decorrentes da aproximação da aposentadoria. Evento contou com a participação de servidores dos Institutos Federais Goiano (IF Goiano) e de Goiás (IFG).

A aproximação da aposentadoria traz planos, expectativas e medos, que foram expressos por servidores dos Institutos Federais Goiano (IF Goiano) e de Goiás (IFG) no encontro do Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA), realizado na quinta-feira, 17, no Câmpus Aparecida de Goiânia, do IFG. Organizado pela Coordenação de Assistência ao Servidor (CAS – Reitoria do IFG) e pelo Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS IF Goiano/IFG), a reunião é a primeira de um ciclo de cinco encontros, a ser concluído em dezembro. O Programa é executado pelo IFG desde 2013 e agora conta com parceria do IF Goiano.

A palestra “Envelhecimento e Aposentadoria”, ministrada pela psicóloga Vera Morselli, e dinâmicas de grupo que chamaram à reflexão e ao compartilhamento de sentimentos e informações, marcaram a tarde de dezenas de servidores dos dois institutos. A maioria dos participantes eram pessoas com 50 anos ou mais, ou seja, aqueles que estão se preparando para aposentar.

Qualidade de vida - Vera Morselli colocou como sendo um grande “engano” cultural atrelar a aposentadoria ao envelhecimento. Ela destacou aos participantes da palestra que as duas situações são processos diferentes. Vera falou das mudanças físicas e psicossociais do processo de envelhecimento e da importância de se preparar para viver a aposentadoria com mais qualidade de vida, considerando genética, o meio social e o meio cultural.

“Os cuidados com a saúde e com a alimentação não podem começar somente quando chega a velhice”, destacou a psicóloga. Ela alertou também para a necessidade de preparação financeira, considerando que para muitas pessoas a aposentadoria pode representar queda de rendimentos e aumento de despesas. A vida sexual na velhice também foi assunto tratado na palestra, ressaltando aos presentes que é importante considerar o tipo de companhia e relacionamento que faz cada pessoa sentir-se bem, sem fazer comparação com o sexo praticado na juventude.

Abertura - O encontro foi iniciado pela psicóloga e coordenadora do Programa de Preparação para a Aposentadoria, Thaís Oliveira. Compuseram a mesa de abertura da reunião, o pró-reitor substituto de Desenvolvimento Institucional, Amaury França Araújo, a diretora-geral do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG, Ana Lucia Siqueira de Oliveira, a diretora substituta da Diretoria de Recursos Humanos do IFG, Sandra Abadia Ferreira, e o gestor do SIASS, Mário Raimundo dos Santos Neto.

O pró-reitor Amaury França Araújo parabenizou os organizadores do encontro. “É muito importante preparar os servidores para enxergar o futuro de uma forma diferente”, destacou. A diretora-geral Ana Lucia Siqueira comentou que o Instituto Federal de Goiás conta atualmente com muitos novos servidores e ao mesmo tempo com aqueles que doaram parte significativa de suas vidas à Instituição. Ela parabenizou o SIASS pela realização dos encontros e pela parceria com o IF Goiano.

A parceria também foi elogiada pela diretora Sandra Ferreira, que destacou a importância do Programa para os servidores. O gestor Mário Raimundo elogiou o fato de as duas instituições valorizarem as ações relacionadas à qualidade de vida do servidor. As dinâmicas de grupo foram conduzidas pelas psicólogas Isabela Pimentel Lemos e Rose Helen Shimabuku. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação, João Pires, também esteve presente e falou aos participantes sobre questões políticas e econômicas da conjuntura nacional.

Cronograma - o projeto do Programa de Preparação para Aposentadoria do IFG foi executado em 2013 e em 2016. O ciclo de encontros em 2017 é feito em parceria com o IF Goiano e com a coordenação de Recursos Humanos do IFG - Câmpus Goiânia. Os encontros do PPA são abertos a todos os servidores interessados. As próximas reuniões e temas a serem abordados são os seguintes:

• 14 de setembro - das 14 às 17 horas – IFG/Câmpus Goiânia - Terá como tema o mapeamento das relações sociais antes e depois da aposentadoria.
  • 19 de outubro - das 14 às 17 horas - Reitoria do IF Goiano. O tema a ser abordado será legislação previdenciária e planejamento financeiro.
  • 23 de novembro - das 14 às 17 horas – IFG/Câmpus Goiânia. Vai tratar de alimentação saudável no contexto do PPA.
  • 7 de dezembro - das 9 às 17 horas – Clube do Sindicato dos Trabalhadores Técnicos Administrativos em Educação (SINT-IFESgo). Confraternização, apresentação dos planos individuais de aposentadoria e feira de produtos artesanais.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG, adaptada

registrado em: