ProfEPT

Programa realiza aula inaugural

Publicado: Quinta, 31 de Agosto de 2017, 12h28 | Última atualização em Sexta, 01 de Setembro de 2017, 18h22 | Acessos: 841

Dante Henrique Moura, do IFRN, falou sobre avanços e recuos das políticas de educação pública no evento.

Professor é um dos pesquisadores das bases conceituais da Educação Profissional

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) - Campus Morrinhos recebeu na sexta-feira, 25, expressivo público para a aula inaugural da primeira turma do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O evento ocorreu no auditório da biblioteca local e reuniu gestores, docentes, técnicos administrativos, alunos e comunidade, todos ansiosos pela participação do professor Dante Henrique Moura, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

A programação teve início com a apresentação do mestrado e seu corpo docente. Em seguida, os componentes da mesa diretiva deram boas-vindas aos mestrandos e agradeceram todos que, de alguma forma, estão envolvidos com o ProfEPT.

O reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida, destacou a grande demanda por formação de mestres em  Educação, justificada pela concorrência da seleção do ProfEPT em todo o país. "Ainda são poucas as vagas oferecidas e o nosso intuito é trabalhar para a ampliação desse programa no âmbito do IF Goiano, bem como oferecer um mestrado da própria Instituição na área", destacou.

Após esse momento, Dante Henrique Moura deu início à palestra. O professor mostrou avanços e recuos das políticas de educação pública, a reforma do ensino médio e suas implicações para a produção do conhecimento em educação profissional.

A aula de Dante foi gravada e será utilizada pelo programa como recurso didático. O professor é um dos pesquisadores das bases conceituais da Educação Profissional, possui doutorado em Educação pela Universidade Complutense de Madri e coordena o ProfEPT no IFRN. Ele foi um dos autores indicados para o Exame Nacional de Acesso ao programa.

O ProfEPT é o primeiro mestrado profissional em rede, ofertado simultaneamente por 18 institutos federais do Brasil. No primeiro processo seletivo foi oferecido um total de 401 vagas, sendo metade reservada a servidores das instituições. A outra metade foi aberta à comunidade em geral.  Inscreveram-se ao certame quase de 19 mil candidatos.

Docentes - Há algumas semanas, o IF Goiano recebeu três novos docentes para o programa nas áreas de Física, Matemática e Biologia/Educação Física. Os professores foram selecionados por meio de edital de credenciamento. Os candidatos foram avaliados pela produção técnica e acadêmica.

Acesse fotos do evento

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos