Iniciativa

Mulheres Mil retoma atividades no IF Goiano

Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2017, 17h06 | Última atualização em Segunda, 04 de Setembro de 2017, 17h38 | Acessos: 1421

Campus Urutaí teve aula inaugural esta semana. Outras cinco unidades do IF Goiano terão turmas de cursos oferecidos pelo programa.

Gestora nacional do Mulheres Mil esteve na Reitoria em agosto para capacitar servidores na metodologia do programa

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) - Campus Urutaí realizou nesta semana a aula inaugural do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Salgadeiro. O evento representou o retorno do Programa Mulheres Mil na Instituição, que havia encerrado as atividades em 2014.

Em tom de incentivo às mais de 30 participantes do curso, todas as autoridades presentes na aula exaltaram a importância da qualificação e citaram números de exemplos bem-sucedidos. "A educação transforma", lembrou o pró-reitor de Extensão do IF Goiano, Sebastião Nunes, presente no evento.

Também marcaram presença na aula o diretor-geral da unidade, Gilson Dourado, e o prefeito de Urutaí, Ailton Martins de Oliveira. Logo após o encerramento da cerimônia ocorreu palestra motivacional com Liberalina Tedoro Rezende, professora da Universidade Estadual de Goiás em Pires do Rio. Em sua fala, a professora ressaltou a importância da igualdade de gênero e a participação da mulher no mundo do trabalho.

Retorno - Além de Urutaí, outros três campi do IF Goiano voltaram a oferecer cursos FIC por meio do Programa Mulheres Mil: Ceres (Processamento de Derivados do Leite, Fruta e Hortaliças), Iporá (Salgadeiro) e Rio Verde (Manicure e Pedicure). Os campi Hidrolândia e Posse - mais recentes no IF Goiano - também aderiram à proposta de oferta das capacitações Horta Caseira e Artesanato à Mão, respectivamente.

A submissão de projetos para adesão ao programa foi feita por meio de edital de seleção (veja abaixo). Os cursos foram escolhidos conforme a demanda de cada região e, na maior parte dos casos, com apoio das prefeituras locais. Cada um disponibiliza 30 vagas, com 160 horas de carga horária, e será implementado e desenvolvido nas seis unidades ofertantes até o final deste ano.

Metodologia - A seleção das alunas do Mulheres Mil é feita por meio da metodologia Acesso, Permanência e Êxito como forma de promover o desenvolvimento educacional, social e econômico de mulheres em situação de vulnerabilidade social. No último dia 15 de agosto, a coordenadora nacional do Mulheres Mil, Jussara Maysa Campos, esteve na Reitoria do IF Goiano para capacitar os gestores nessa metodologia.

Na ocasião, Jussara comentou que ficou evidente o interesse da Instituição e dos participantes em tornar a oferta do Mulheres Mil em regular. Ela notou a valorização do histórico no atendimento de mulheres em vulnerabilidade social do estado de Goiás e a disposição dos participantes em ampliar o escopo do programa, alinhado com os objetivos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). Em nível nacional, um grupo de trabalho tem se reunido para propor diretrizes, mecanismos e procedimentos do processo de institucionalização do programa, no âmbito da Rede Federal.

Histórico – O Mulheres Mil foi instituído em 2011 (Portaria do MEC nº 1.015) e é resultado de um projeto piloto realizado por meio de uma cooperação internacional entre o Brasil e o Canadá em 2004. A iniciativa tem como principais diretrizes possibilitar o acesso à formação; promover a elevação de escolaridade; contribuir para a redução de desigualdades sociais e econômicas de mulheres; promover a inclusão social; defender a igualdade de gênero; combater a violência contra a mulher.

No IF Goiano, o programa foi executado de 2011 a 2012 nos campi Ceres, Iporá, Morrinhos, Rio Verde e Urutaí por meio da oferta de cursos na área de Alimentos, Saúde e Confecção, dentre outras. Nos anos de 2013 e 2014, a oferta dos cursos foi ampliada para outros campi e ocorreu no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), chegando a alcançar várias cidades no estado de Goiás.

Confira cursos aprovados em edital de seleção para o Mulheres Mil

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

Com informações da Ascom - Campus Urutaí e Ascom - Conif