Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
GESTÃO DE PESSOAS

Encontro nacional de dirigentes aborda desafios do setor nas Ifes

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 13 de Setembro de 2017, 13h48 | Última atualização em Sexta, 15 de Setembro de 2017, 17h30 | Acessos: 1147

Programação segue até sexta-feira, 15, com diversas atividades para os servidores

Cerca de 700 servidores de instituições federais de ensino de todo país estão reunidos durante toda essa semana em Goiânia para o 37º Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP). O evento é realizado pelos Institutos Federal Goiano (IF Goiano), de Goiás (IFG) e pela Universidade Federal de Goiás (UFG). A abertura ocorreu na noite de terça-feira, 12, no Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG).

O tema desta edição é Oportunidades e Desafios da Gestão de Pessoas nas Instituições Federais de Educação (Ifes). A fala do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IF Goiano, Elias de Pádua Monteiro - que representou o reitor, Vicente Pereira de Almeida, na mesa diretiva -  foi ao encontro da temática. Ele lembrou da complexidade de ser gestor de Gestão de Pessoas nas instituições e ressaltou a importância das parcerias interinstitucionais. "Muitas vezes temos que tomar decisões sozinhos, é difícil, mas aqui vemos que não estamos sozinhos”, ressaltou.

O reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), Jerônimo Rodrigues da Silva, reiterou sobre a união das instituições para o crescimento conjunto, sobretudo em situações adversas. “Todos os dias enfrentamos desafios para atender às demandas das nossas instituições. Essa é uma boa hora para aproveitarmos as oportunidades para crescer”, disse o reitor. O reitor da UFG, Orlando Afonso Valle do Amaral, lembrou que a tradição em Goiás é de cooperar. “Temos um grupo de dirigentes pensando juntos a educação federal no Estado. E mesmo nos momentos de crise não nos deixamos nos abater”, afirmou.

Presidente da Comissão Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos (CNDP) e diretora do Departamento de Pessoal da UFG, Maruska Vaz Sansaloni, arrematou que as parcerias entre as instituições devem ser cada vez mais estruturadas. Para ela, o tema do evento deste ano reflete a realidade em que o país vive. "Vamos socializar nossas experiências para avançarmos na nossa área”, convidou. 

Programação - Pela programação, que começou na tarde de terça-feira, já foram realizadas reuniões com integrantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), das unidades do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde (Siass), do Fórum Nacional de Pró-reitores de Gestão de Pessoas (Forgepe), com integrantes ligados ao Conif e outros ligados à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). 

As atividades de quarta-feira, 13, começaram às 8h30, com o credenciamento. Às 9 horas foi realizada a palestra Novos Desafios da Gestão de Pessoas Frente à Terceirização no Setor Público, ministrada pelo professor Eduardo Carmello. Às 10h30 houve quatro mesas-redondas simultâneas,  com os temas: Siass, Mediação de Conflitos, Terceirização e Dimensionamento Mediador. 

No período da tarde, às 14 horas, será realizada a palestra Capacitação Baseada em Competências e Habilidades: Desafios e Tendências, com a professora Gardênia Abbad, da Universidade de Brasília (UNB). Às 15h30 haverá uma Café com Ideias com apresentação de banners. Em seguida, às 16 horas, será realizada a palestra Projeto Clima Organizacional e Bem-Estar em IES brasileiras, com a palestrante Ana Claudia Souza Vazquez, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Às 17h30 haverá mesas-redondas acontecendo simultaneamente, que vão discutir Processo Eletrônico Nacional (PEN), Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), Competências, Gestão de Riscos. 

O Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino é o principal evento da área de recursos humanos das Ifes, realizado anualmente e promovido pela Comissão Nacional de Dirigentes de Pessoal (CNDP), sob a organização e coordenação local de uma dessas instituições.

 

Mais informações, acesse a página eletrônica do evento

 

Veja a programação completa.

 

Fonte: Diretoria de Comunicação Social/IFG (adaptada)

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página