Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Reitoria

Campi relatam experiências com currículo integrado

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 26 de Setembro de 2017, 13h24 | Última atualização em Quarta, 27 de Setembro de 2017, 15h36 | Acessos: 1420

Debate faz parte do II Encontro do Fórum do Currículo Integrado, que está sendo transmitido ao vivo pela internet.

Estudantes de Ceres apontam pontos positivos e negativos na implementação de projeto piloto na unidade
Estudantes de Ceres apontam pontos positivos e negativos na implementação de projeto piloto na unidade

Servidores da área de Ensino de todos os campi do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) estão reunidos na Reitoria na terça-feira, 26, para trocar experiências sobre a implantação de currículos integrados na Instituição. As discussões fazem parte do II Encontro do Fórum do Currículo Integrado, que continua no período da tarde. O evento está sendo transmitido ao vivo no canal do YouTube da Instituição (veja abaixo).

Iniciado em 2016, o projeto piloto é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e tem adesão dos campi Catalão, Ceres, Hidrolândia e Iporá. Dentre as atividades desenvolvidas, destacam-se a reformulação coletiva dos projetos pedagógicos dos cursos técnicos, alterações das matrizes curriculares visando à articulação das disciplinas básicas e profissionalizantes, a construção de estratégias didático-pedagógicas de integração, socialização das experiências entre os campi, entre outras. 

Pela manhã, estudantes do Campus Ceres apontaram aos participantes, na perspectiva deles, como tem sido o processo de implantação do currículo integrado naquela unidade. Eles destacaram a associação da teoria com as aulas práticas e a interação entre os estudantes como pontos positivos para o ensino-aprendizagem por meio dessa abordagem. "Quando temos mais possibilidades de trabalhar em grupo aprendemos também com os colegas, não ficamos restritos ao que o professor passa em sala de aula", explica Juarez Macedo de Queiroz.

Após a apresentação de Ceres foi a vez do Campus Iporá apresentar sua vivência. As professoras Naildir Alves e Lívia Mancini apontaram os caminhos percorridos para a formação de eixos integradores dentro do curso técnico em Informática naquela unidade. Para tanto, foram realizadas reunião geral no campus para sensibilizar professores a abraçarem a proposta, formação de comitê de implantação e criação de grupos de trabalho para estudarem as possibilidades de integração.

Nesse processo, identificou-se, entre outros problemas, que as ementas não estavam sintonizadas, a carga horária do curso era muito alta e havia sobreposição de conteúdo. A partir de então, dois projetos de integração foram propostos, um na área de Meio Ambiente e outro na área de Matemática, ambos agregando disciplinas que trabalham temáticas comuns.

Apesar de estarem caminhando, os desafios, de acordo com Lídia, ainda são muitos. "A maioria não quer abrir mão de sua caixinha, sair da zona de conforto. O professor acha que tem propriedade sobre a ementa da disciplina, a avaliação, o espaço", provoca. Entre outros obstáculos, a docente revela o desconhecimento sobre o que é o currículo integrado e a dificuldade em se planejar coletivamente.

Iniciativas - Ministrar educação técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, é um dos objetivos dos Institutos Federais apontados na Lei 11.982, que cria essas instituições. Entre as iniciativas do IF Goiano para fomentar a discussão e a implantação do currículo integrado no âmbito institucional estão, além do Fórum do Currículo Integrado, a participação de gestores em debates de âmbito nacional, como o Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado, ocorrido em Brasília na semana passada. 

Nesse evento, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir especialistas que estudam a base conceitual da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em todo o país. Na programação houve variados recortes relacionados à integração do currículo em âmbito institucional. Durante o Seminário, houve o lançamento do livro Ensino Médio Integrado no Brasil: Fundamentos e Práticas, que tem capítulos sobre a experiência do IF Goiano nessa proposta. 

Outra ação do IF Goiano, no âmbito da pesquisa, é o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica  (ProfEPT). O mestrado profissional - ministrado por toda a Rede Federal de Educação Profissional - está sendo ofertado desde agosto no Campus Morrinhos e tem, entre as possibilidades de macroprojetos,  o currículo integrado na EPT.

 

YouTube: assista ao II Encontro do Currículo Integrado

 

Confira programação do evento

 

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em:
Fim do conteúdo da página