Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
PROEJA

IFSC compartilha experiência de oferta de cursos da Rede Certific

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 03 de Outubro de 2017, 12h58 | Última atualização em Segunda, 16 de Outubro de 2017, 17h18 | Acessos: 1527

Atividade faz parte de cronograma de implantação da política no âmbito do IF Goiano. Curso continua na quarta-feira, 4, e tem transmissão ao vivo no YouTube.

IFSC oferece, desde 2013, a certificação integrada a cursos do Proeja
IFSC oferece, desde 2013, a certificação integrada a cursos do Proeja

Existem no Brasil mais de 81 milhões de pessoas sem educação básica, um sinal de alerta para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, tendo em vista o papel social dessas instituições. O número foi trazido na terça-feira, 3, pela professora Elenita de Lima, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), para demonstrar a necessidade de se ampliar a oferta de cursos voltados à Educação de Jovens e Adultos (EJA) . 

Elenita ministra até quarta-feira, 4, na Reitoria do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) oficina para capacitar servidores para implementar a Rede Nacional de Certificação Profissional (Rede Certific) em âmbito institucional.  O curso está sendo transmitido ao vivo pelo canal do IF Goiano no YouTube (veja abaixo)

A professora é gestora da EJA na instituição catarinense e compartilhou, juntamente com a professora Claudia Hickenbick - coordenadora da Rede Certific no mesmo local - a experiência adquirida ao longo de quatro anos de trabalho na implantação da política.  De acordo com as profissionais, por entender que a demanda por certificação estava ligada ao público da EJA, o IFSC integrou, desde 2013, a oferta do Certific ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

Para tanto, houve criação de uma Comissão de Integração dos Programas Sociais (CIPS), de caráter intersetorial, formada por servidores das pró-reitorias de Ensino e de Extensão. A partir daí foram desenvolvidos editais para projetos pilotos de cursos Proeja/Certific, com adesão de quatro unidades e, posteriormente, oferecidos com tal perspectiva dois cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Pescador e Operações Básicas de Hospedagem, e dois cursos técnicos: Turismo e Têxtil.

Entre as peculiaridades dessas ofertas foi apontado o ingresso descentralizado, ou seja, fora do calendário unificado de processos seletivos. A justificativa de  Elenita é que o público do Proeja não chega até a instituição pelas vias tradicionais: ele precisa ser buscado na comunidade. "Fazemos uma busca ativa, por exemplo, nas associações de bairro, pois muitas vezes o estudante-trabalhador não se sente parte do universo das nossas escolas e jamais vai parar para ler nosso site ou o cartaz dos nossos processos seletivos", explica. 

Etapas - Participam dessa capacitação da Rede Certific membros de Comissão formada por servidores ligados à Extensão e ao Ensino, além de servidores interessados no tema, inclusive do Instituto Federal de Goiás (IFG). Com o curso desta semana, o IF Goiano segue seu cronograma de implantação da política, cujas atividades estão sendo desenvolvidas desde agosto deste ano. Diversas outras etapas estão previstas até abril de 2018, data prevista para a conclusão dos trabalhos.   

Durante o início das atividades da capacitação, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IF Goiano, Elias Monteiro - representando o reitor, Vicente de Almeida - lembrou que a certificação tem o poder da inclusão - o que, por si só, já justifica sua necessidade. O pró-reitor de Extensão, Sebastião Nunes, agradeceu a presença das professoras e espera que a oficina facilite o desenvolvimento dos trabalhos na Instituição. "Queremos aproveitar o caminho de vocês para encurtar o nosso", brincou.  Na mesma linha, a chefe da Unidade de Eventos Científicos e FIC da Proex, Geísa Boaventura, ponderou que o Ministério da Educação (MEC) está ciente dos passos de implantação da Rede Certific no IF Goiano. "Acreditamos que este deve ser um trabalho construído em rede", defendeu.

Legislação - A Rede Certific é uma política de Educação Profissional e Tecnológica voltada para o atendimento de trabalhadores jovens e adultos para reconhecer, por meio da certificação, aprendizagens adquiridas na prática do trabalho. Ela foi instituída pela Portaria Interministerial 1.082, de 20 de novembro de 2009, e reorganizada pela Portaria Interministerial MEC/MTE 5, de 25 de abril de 2014. 

Entre outros documentos que justificam a oferta de cursos EJA na Educação Profissional está o Decreto 5840/2006, do MEC, que institui o Proeja e estabelece o percentual de 10% das vagas das instituições ofertantes nessa modalidade. A e Meta 10 do Plano Nacional de Educação também estabelece 25% de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional.

 

Acesse:

Programação do curso

 

Cronograma de implantação da Rede Certific no âmbito do IF Goiano

 

Dia 3/10 - clique para assistir transmissão ao vivo do curso

 

Dia 4/10 - clique para assistir transmissão ao vivo do curso

 

Saiba mais sobre a Rede Certific

 

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página