SNCT

Dia C da Ciência promove atividades em diversos campi

Publicado: Quarta, 25 de Outubro de 2017, 12h00 | Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2017, 13h22 | Acessos: 1598

Abertura do evento em Goiânia foi realizada com a presença do reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida.

Cerimônia ocorreu no Instituto de Educação de Goiás (IEG) e também foi prestigiada por representantes de outras instituições de ensino superior e da Fapeg

Diversas unidades do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizam na quarta-feira, 25, atividades propostas para o Dia C da Ciência, uma mobilização nacional para a divulgação da ciência brasileira. A ação faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorre de 23 a 29 de outubro deste ano.

Essa data foi instituída para mostrar à comunidade a importância das pesquisas e sua influência no cotidiano dos cidadãos. Em Goiânia, a abertura do Dia C da Ciência foi realizada no Instituto de Educação de Goiás (IEG), com participação do reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida.

Em sua fala, Vicente ressaltou a importância da divulgação da pesquisa e relatou algumas atividades que serão desenvolvidas na Instituição. Estão previstos (veja programação abaixo) para os campi Ceres, Morrinhos, Iporá, Trindade e Rio Verde, mostras de ensino, pesquisa, extensão e de ideias, feira de ciências, festival de música, encontro de pesquisa, stand up sobre Matemática e estandes em espaços externos.

A pró-reitora de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Goiás (UFG) e coordenadora nacional do Dia C da Ciência em Goiás, Maria Clorinda Soares, alertou que o Dia C serve como um alerta aos governantes, para que entendam que investir em ciência é investir em educação e desenvolvimento. "As crianças não recebem educação científica suficiente na escola, o que é um problema estrutural do país", justifica.

Além de Vicente, participaram da cerimônia representantes das seguintes instituições de educação superior de Goiás: reitores da UFG, Orlando Afonso Valle do Amaral, e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Wolmir Amado, reitor substituto e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal de Goiás (IFG), Ruberley Rodrigues de Souza, além da presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaíra Turchi. O D ia C da Ciência é uma iniciativa do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop).

SNCT - A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no IF Goiano também está com diversas atividades programadas. A principal delas é a Semana de Ciência, Cultura e Inovação (veja mais abaixo), evento institucional cujas atividades buscam aliar conhecimento científico e tecnológico nas áreas de Empreendedorismo e Inovação. O evento é aberto à comunidade.

Em Trindade, o III Encontro de Pesquisa do IF Goiano terá atividades que serão transmitidas ao vivo pelo YouTube (veja abaixo). Entre eles, a palestra “Propriedade Intelectual: possibilidades em tempos de crise”, com a professora Lara Guerreiro, do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), que acontece na quinta-feira, 26, às 10h30.

Também está sendo realizada até sexta-feira, 27, nas bibliotecas de todos os campi do IF Goiano, a III Semana do Livro e da Biblioteca da Instituição. Estão previstos, na programação, sessões de filmes, feira de troca de livros, visitas orientadas, contação de histórias e apresentações musicais.

Sob organização da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o IF Goiano está, ainda, com estande institucional na Semana de Ciência e Tecnologia,  em Brasília. Até domingo haverá exposição de diversos experimentos científicos no local.  O evento está sendo realizado no Parque da Cidade.

Acesse as seguintes páginas:

Dia C da Ciência

Semana de Ciência, Cultura e Inovação do IF Goiano

III Semana do Livro e da Biblioteca do IF Goiano

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Clique aqui para assistir à palestra Propriedade Intelectual: possibilidades em tempos de crise

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

Com informações da CCS/Capes e Ascom/IFG

Republicada com acréscimo de informações

registrado em: