Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Recredenciamento

Avaliado com nota máxima, IF Goiano está entre instituições de excelência

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 17 de Novembro de 2017, 15h20 | Última atualização em Sábado, 02 de Dezembro de 2017, 20h16 | Acessos: 4923

Instituição é a única em Goiás com conceito institucional 5 e, também, único Instituto Federal do país a obter esta pontuação.

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) concluiu todas as etapas do recredenciamento institucional do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e atribuiu conceito institucional 5 à Instituição. O resultado a coloca na faixa de excelência, uma vez que o IF Goiano está entre as dez instituições públicas federais do país com essa nota. A Instituição é a única no estado de Goiás com esse conceito e, também, o único Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do país a obter esta pontuação.

O conceito institucional é um dos indicadores que medem a qualidade das instituições de ensino superior junto ao MEC, além de credenciá-las para a oferta de cursos superiores. Para gerar os resultados são realizadas periodicamente visitas obrigatórias, durante as quais são observados, por exemplo, instalações, documentos institucionais diversos e até pastas funcionais e acadêmicas dos professores.

No geral, a comissão avalia cinco eixos: planejamento e avaliação, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura física. A partir de então é atribuído o conceito, que varia de 1 a 5, sendo 1 e 2 considerados insuficientes, 3, suficiente, 4, muito bom e 5, excelente. Notas abaixo de 3 podem acarretar, em último caso, o impedimento para abrir novos processos seletivos.

No caso do IF Goiano, as visitas do Inep foram realizadas em dois momentos distintos. De 7 a 10 de novembro de 2016 os avaliadores visitaram o Campus Rio Verde e, de 6 a 8 de março deste ano, a comitiva esteve em Urutaí. Essa avaliação recredenciou o IF Goiano para oferta de cursos de graduação por mais dez anos, quando, então, haverá nova visita in loco. 

O reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida, comemora o resultado do conceito, considerado por ele fruto do trabalho de todos os servidores. "A união e a capacitação têm feito a diferença", avalia. Contudo, o reitor pondera que a Instituição precisa estar em constante auto-avaliação para que mantenha esse conceito e, mais que isso, a excelência se faça perceptível no dia a dia da comunidade escolar. "Não podemos nos acomodar", justifica.

IGC - Além do conceito institucional, o MEC avalia as Instituições de Esnino Superior (IES) por meio do Índice Geral de Cursos (IGC), que é uma média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos. O IGC obedece a mesma escala, variando entre 1 e 5. O IF Goiano tem hoje IGC 4, considerado um bom conceito pelo MEC. A última avaliação desse indicador divulgada pelo MEC foi realizada com base nos dados de 2015.

registrado em:
Fim do conteúdo da página