A barra do Governo Federal só poderá ser visualizada se o javascript estiver ativado. Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Inclusão

IF Goiano cria núcleo para estudos e práticas em diversidade sexual e de gênero

Publicado: Terça, 28 de Novembro de 2017, 16h35 | Última atualização em Quinta, 30 de Novembro de 2017, 18h22 | Acessos: 359

Ação visa promover o diálogo sobre a temática por meio de atividades no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. Grupo trabalha na aprovação do primeiro regulamento da Instituição sobre o tema.

Com o objetivo de assegurar que atividades de pesquisa, ensino e extensão pautem questões referentes às relações de gênero como construção social, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) instituiu o Núcleo de Estudos e Práticas em Diversidade Sexual e de Gênero (Nudis) da Instituição. Criado em agosto deste ano, o grupo trabalha para aprovação do primeiro regulamento referente a esta temática no IF Goiano.

O trabalho do Núcleo visa realizar estudos e pesquisas sobre gênero, incluindo diversas abordagens, como aprendizagem, formação de professores, ensino técnico e tecnológico, classe social, profissões, etnia, orientação sexual, entre outros temas. Por meio do Nudis serão instituídas políticas, programas, projetos e atividades que promovam a equidade de gênero e uma educação não-sexista em uma perspectiva étnica, racial e de classe. "Esperamos contribuir para a promoção da educação não-sexista no IF Goiano", afirma a presidente do Núcleo, Leigh Maria de Souza.

Como primeira ação, o grupo está trabalhando na elaboração e aprovação do regulamento do Nudis, que foi finalizado em reunião realizada na Reitoria do IF Goiano, no dia 14 de novembro. O documento será apreciado pelo Colégio de Dirigentes dia 5 de dezembro e em seguida passará pela Câmara de Ensino da Instituição. Por fim, o regulamento será encaminhado ao Conselho Superior na 1ª reunião de 2018.

Com a aprovação do documento, a previsão é que se crie um conselho gestor na Reitoria, vinculado à pró-reitoria de Ensino, em articulação com às Pró- Reitorias de Pesquisa e Extensão, com a implantação dos NUDIs /local em cada campus da Instituição.


Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em:
Fim do conteúdo da página