Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Evento

Participe do 1º Encontro Nacional da EJA

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 17 de Abril de 2018, 18h20 | Última atualização em Sexta, 20 de Abril de 2018, 13h04 | Acessos: 1557

Evento será realizado entre os dias 21 e 23 de maio. Inscrições podem ser feitas até dia 14 de maio, pela internet.

Com objetivo de analisar a implantação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na modalidade integrada à Educação Profissional nos últimos 11 anos na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, institutos federais de todo país participarão do 1º Encontro Nacional da EJA. O evento será realizado dias 21, 22 e 23 de maio, no Instituto Federal de Goiás - Câmpus Goiânia. O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) participa da organização do Encontro.

O evento pretende reunir servidores, pesquisadores, professores e estudantes dos institutos federais de todo país, que em três dias farão amplos debates sobre o balanço de 11 anos de implantação da EJA na Rede Federal, discutirão sobre um currículo flexível- que articule e possibilite o acesso, a permanência e o sucesso -, socializar experiências pedagógicas, pautar o Ministério da Educação para realização de campanha nacional sobre escolarização de jovens e adultos, aprovar plano de ação e, entre outros objetivos, propor um pacto institucional coletivo para fortalecimento da EJA nacionalmente.

A proposta é de que, além da discussão sobre a EJA integrada à Educação Profissional, os participantes produzam documentos que vão subsidiar ações e políticas de efetivação do acesso, permanência e êxito dos estudantes da EJA. Hoje os cursos da educação de jovens e adultos dos institutos contemplam alunos acima de 18 anos, que por algum motivo tiveram que parar os estudos ao longo da vida e querem retornar às salas de aula. Na Rede eles têm acesso a cursos que oferecem uma profissionalização e ensino médio ao mesmo tempo.

Isso contempla o que é exigido no Decreto nº 5840, de 13 de julho de 2006, que instituiu o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja) e dá responsabilidade às instituições da Rede, e também a instituições públicas e privadas, para ofertar cursos da EJA com objetivos de elevação da escolaridade e concomitante a isso acesso a conhecimentos gerais e profissionais integrados. A oferta desses cursos nos institutos têm, portanto, 11 anos de história.

Além do IF Goiano e do IFG, compõem a organização do evento os Institutos Federais da Região Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Brasília. É também uma ação articulada com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif).

Inscrições - Interessados em participar das atividades do Encontro Nacional da EJA,devem se inscrever até dia 14 de maio, pela internet (link abaixo). No total são 310 vagas, mas sendo 10 reservadas a cada Estado, por limitações de espaço físico para realização do evento.

A programação contempla na abertura, dia 21, às 19 horas (Teatro do IFG - Câmpus Goiânia), a palestra Os 11 anos de EJA/EPT na Rede Federal: trajetórias, impasses e consolidação. No segundo dia, pela manhã, será realizada mesa-redonda com relatos de experiências sobre ingresso inclusivo e, à tarde, outro momento de relatos, mas com três mesas-redondas ocorrendo simultaneamente, com os temas: Projeto Político Pedagógico, Currículo Integrado e Formação Docente à luz das Especificidades dos Sujeitos da EJA. E no dia 23, pela manhã, será realizada a mesa-redonda: retomada e consolidação dos cursos da EJA e possibilidades de organização acadêmica; após o almoço, serão elaborados o plano de ação e os documentos contendo os encaminhamentos feitos nas discussões.

 

Clique e faça sua inscrição

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria do IFG, adaptada

registrado em:
Fim do conteúdo da página