Participe do 1º Encontro Nacional da EJA

Publicado: Terça, 17 de Abril de 2018, 18h20 | Última atualização em Sexta, 20 de Abril de 2018, 13h04 | Acessos: 1557

Evento será realizado entre os dias 21 e 23 de maio. Inscrições podem ser feitas até dia 14 de maio, pela internet.

Com objetivo de analisar a implantação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na modalidade integrada à Educação Profissional nos últimos 11 anos na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, institutos federais de todo país participarão do 1º Encontro Nacional da EJA. O evento será realizado dias 21, 22 e 23 de maio, no Instituto Federal de Goiás - Câmpus Goiânia. O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) participa da organização do Encontro.

O evento pretende reunir servidores, pesquisadores, professores e estudantes dos institutos federais de todo país, que em três dias farão amplos debates sobre o balanço de 11 anos de implantação da EJA na Rede Federal, discutirão sobre um currículo flexível- que articule e possibilite o acesso, a permanência e o sucesso -, socializar experiências pedagógicas, pautar o Ministério da Educação para realização de campanha nacional sobre escolarização de jovens e adultos, aprovar plano de ação e, entre outros objetivos, propor um pacto institucional coletivo para fortalecimento da EJA nacionalmente.

A proposta é de que, além da discussão sobre a EJA integrada à Educação Profissional, os participantes produzam documentos que vão subsidiar ações e políticas de efetivação do acesso, permanência e êxito dos estudantes da EJA. Hoje os cursos da educação de jovens e adultos dos institutos contemplam alunos acima de 18 anos, que por algum motivo tiveram que parar os estudos ao longo da vida e querem retornar às salas de aula. Na Rede eles têm acesso a cursos que oferecem uma profissionalização e ensino médio ao mesmo tempo.

Isso contempla o que é exigido no Decreto nº 5840, de 13 de julho de 2006, que instituiu o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja) e dá responsabilidade às instituições da Rede, e também a instituições públicas e privadas, para ofertar cursos da EJA com objetivos de elevação da escolaridade e concomitante a isso acesso a conhecimentos gerais e profissionais integrados. A oferta desses cursos nos institutos têm, portanto, 11 anos de história.

Além do IF Goiano e do IFG, compõem a organização do evento os Institutos Federais da Região Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Brasília. É também uma ação articulada com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif).

Inscrições - Interessados em participar das atividades do Encontro Nacional da EJA,devem se inscrever até dia 14 de maio, pela internet (link abaixo). No total são 310 vagas, mas sendo 10 reservadas a cada Estado, por limitações de espaço físico para realização do evento.

A programação contempla na abertura, dia 21, às 19 horas (Teatro do IFG - Câmpus Goiânia), a palestra Os 11 anos de EJA/EPT na Rede Federal: trajetórias, impasses e consolidação. No segundo dia, pela manhã, será realizada mesa-redonda com relatos de experiências sobre ingresso inclusivo e, à tarde, outro momento de relatos, mas com três mesas-redondas ocorrendo simultaneamente, com os temas: Projeto Político Pedagógico, Currículo Integrado e Formação Docente à luz das Especificidades dos Sujeitos da EJA. E no dia 23, pela manhã, será realizada a mesa-redonda: retomada e consolidação dos cursos da EJA e possibilidades de organização acadêmica; após o almoço, serão elaborados o plano de ação e os documentos contendo os encaminhamentos feitos nas discussões.

Clique e faça sua inscrição

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria do IFG, adaptada

registrado em: