Inclusão

IF Goiano lança Programa Cão-Guia

Publicado: Quarta, 25 de Abril de 2018, 16h02 | Última atualização em Quinta, 23 de Março de 2023, 10h55 | Acessos: 1577

Lançamento é marcado pela inauguração da estrutura física destinada ao projeto. O dia do cão-guia é comemorado toda última quarta-feira do mês de abril.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) - Campus Urutaí acaba de lançar o Programa Cão Guia, uma iniciativa originada no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do IF Catarinense - Campus Camboriú. Este programa foi acolhido pela Secretaria de Desenvolvimento Humano da Presidência da República – SDH e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - Setec/MEC como uma ação de promoção dos direitos das pessoas com deficiência, expandido para outros 6 Institutos Federais, dentre eles o IF Goiano - Campus Urutaí.

O lançamento do Programa foi marcado pela inauguração da estrutura física destinada às atividades do projeto, em cerimônia realizada na segunda-feira, 23, nas dependências da unidade. O evento teve a participação do reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida, parlamentares e autoridades locais. O Programa tem início também na data em que se comemora do dia do Cão-Guia, que é celebrado toda última quarta-feira do mês de abril.

O Programa Cão Guia do IF Goiano - Campus Urutaí tem o objetivo de formar novos Treinadores e Instrutores de cães-guia, bem como treinar e fornecer os animais como ferramenta de inclusão para pessoas cegas ou com baixa visão. O tempo de formação do cão-guia é de aproximadamente 2 anos, uma vez que ele passa pela etapa de socialização e, somente após esse período, é direcionado para o treinamento.

A socialização é a primeira etapa do processo de formação. O animal, após encerrada a fase de amamentação (aproximadamente 45-60 dias), é colocado sob a responsabilidade de uma família socializadora, voluntários que se disponibilizam para contribuir com o desenvolvimento de um cão guia filhote durante os 15 meses seguintes. Neste período os animais são levados para todos ambientes sociais possíveis, tais como locais de trabalho, academias, shopping centers, restaurantes, ônibus, etc. Essa fase é importante para o desenvolvimento das três principais características de um cão-guia: educação, obediência e foco no trabalho de guiar. Durante essa etapa o socializador é assistido pela equipe do programa, formada por intrutores, treinadores e médicos veterinários.

Após a etapa de socialização, o cão retorna para o instituto, onde será treinado pelos instrutores do programa no centro de formação. Esse treinamento dura em média 6 meses, sendo nesta etapa o inicio da seleção do cego que receberá o cão. Esta seleção é feita a partir do Cadastro Nacional de Candidatos a Utilização de Cães-Guia, criado em 2014 pela SDH.

Ao término da seleção é realizada a etapa de adaptação do cego ao animal. Nesta fase, que tem duração média de 02 meses, o deficiente visual passa um período residindo dentro do Centro de Formação. Ao final dessa etapa o instrutor acompanha o cego e o cão-guia em seu local de residência, onde fica por uma semana.

Segundo o coordenador do Programa Cão-Guia do IF Goiano Campus Urutaí, Prof. Leonardo Goulart "quando se contribui com a formação de um cão-guia, os envolvidos no processo estão transformando a vida de uma pessoa cega, promovendo assim maior acessibilidade". De acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE de 2010, existem no país mais de 6 milhões de pessoas com grande dificuldade para enxergar e cerca de 530 mil são cegas.

Legislação - Apesar de ainda existir discriminação em relação a entrada de cegos com seu cão-guia em estabelecimentos fechados, esse e outros direitos são garantidos pela Lei nº 11.126/05 e o Decreto nº 5.904/2005. A Lei 11.126/05, conhecida como a Lei do Cão-guia, determina que “é assegurado à pessoa com deficiência visual usuária de cão-guia o direito de ingressar e permanecer com o animal nos veículos e nos estabelecimentos públicos e privados de uso coletivo”. Além disso, define que a deficiência visual restringe-se à “cegueira e à baixa visão”.
Interessado em saber mais sobre o programa ou como se tornar uma família socializadora podem entrar em contato pelo e-mail programa.caoguia@ifgoiano.edu.br ou pelo telefone (64) 3465-1930.

Núcleo de Comunicação Social e Eventos - Campus Urutaí adaptada

registrado em: