A barra do Governo Federal só poderá ser visualizada se o javascript estiver ativado. Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Agro Centro-Oeste Familiar

IF Goiano promove curso sobre sistematização em Agroecologia

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 09 de Maio de 2018, 11h59 | Última atualização em Quinta, 10 de Maio de 2018, 17h49 | Acessos: 275

O evento ocorre entre os dias 9 e 11 de maio no Campus de São Luís de Montes Belos da Universidade Estadual de Goiás (UEG). 

imagem sem descrição.

O instituto Federal Goiano promoveu o minicurso "Processos de Sistematização em Agroecologia" no primeiro dia da Agro Centro-Oeste Familiar 2018. O evento acontece entre os dias 9 e 11 de maio no Campus de São Luís de Montes Belos da Universidade Estadual de Goiás (UEG). 

Ministrado por Luccas Geovani Alves, o curso tratou do histórico de criação da Agroecologia no Brasil e seus processos de sistematização. O ministrante iniciou a discussão apresentando um resgate histórico do desenvolvimento da agricultura no mundo. Para Luccas, a submissão a uma lógica de maximização do lucro e da produtividade submeteu o processo produtivo a diversos erros conceituais, com a produção de alimentos cada vez mais contaminados e em modo de produzi que agredia o meio-ambiente cada vez mais. 

A quebra deste paradigma, realizada inicialmente no continente europeu após a Segunda Guerra Mundial, chegou ao Brasil por meio das teorias de Ana Primavesi, uma austríaca que abordava o manejo do solo de maneira integrada com o meio ambiente. Apenas após a constituição de 1988 é que a Agricultura Familiar foi reconhecida no Brasil. 

"Precisamos destacar que nossa iniciativa é para que as pessoas entendam a diferença entre Agricultura Orgânica é diferente de Agroecologia. Esta precisa ser socialmente justa, ecologicamente correta, economicamente viável e culturalmente aceita", afirma Luccas. Ele ressalta que o modelo agroecológico, mesmo não sendo o que recebe maior fatia da renda e incentivo, alimenta cerca de 70% da população brasileira. 

Para o ministrante, a sistematização do conhecimento em Agroecologia deve ser necessariamente participativa e construída e repassada de forma horizontal. "No Brasil criamos diversos núcleos em Agroecologia e fazemos congresso, visando a construção coletiva e o repasse da informação", afirma. 

Evento - Agro Centro-Oeste é uma  de exposições da agricultura familiar do Centro-Oeste brasileiro. Em 2018, a feira será realizada em São Luís de Montes Belos, em dois locais: nas dependências da UEG Campus São Luís de Montes Belos, com atividades acadêmicas e palestras a serem realizadas na Fazenda Escola, nos horários das 8h30min às 16h e no Parque Bela Vista (Espelho D’Água) do município de São Luís de Montes Belos, onde ocorrerá a feira livre dos produtos oriundos da agricultura familiar.

 

Acesse o site do evento e confira a cobertura completa

 

Coordenação geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em:
Fim do conteúdo da página