SBPC

Inscrições disponíveis até segunda-feira, 14

Publicado: Quinta, 10 de Mai de 2018, 12h31 | Última atualização em Quinta, 10 de Mai de 2018, 14h39 | Acessos: 933

Evento será realizado no Campus Rio Verde de 15 a 19 de maio e é aberto a estudantes, pesquisadores, professores, profissionais de empresas e instituições ligadas à ciência e à educação.

O município de Rio Verde, a 232 quilômetros de Goiânia, vai reunir milhares de pessoas nos próximos dias 15 a 19 de maio para discutir ciência com a comunidade. Nesse período será realizada, na unidade do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) da cidade, a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O evento é aberto a estudantes, pesquisadores, professores do ensino básico, profissionais de empresas e instituições ligadas à ciência e à educação. Até o momento, inscreveram-se no congresso 1,6 mil pessoas de 126 municípios de 16 estados do país, além do Distrito Federal. As inscrições, que terminariam na quinta-feira, 10, estarão disponíveis até segunda-feira, 14. Elas são gratuitas e podem ser feitas pela internet, no site www.rr.sbpcnet.org.br/rioverde.

O credenciamento aos inscritos começa no dia 15 de maio, das 7 às 16 horas. A abertura oficial da regional será realizada no mesmo dia, às 19 horas. Já está confirmada para a solenidade a presença da titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), Eliane Neves Braga Nascimento.

A reunião terá, também, participação dos presidentes das Fundações de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaíra Turchi, e de Minas Gerais (Fapemig), Evaldo Ferreira Vilela e do presidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Jorge Almeida Guimarães. Além deles, estarão no congresso representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pesquisadores de diversas instituições de ensino públicas e privadas de todo o país.

Esses profissionais - renomados no âmbito da ciência, tecnologia e inovação no Brasil - promoverão diversas discussões acerca da temática da reunião, que é Cerrado: Ciência, Inovação, Crescimento Econômico, Desenvolvimento Sustentável e Sociedade. Palestras, mesas-redondas, minicursos e oficinas compõem a programação científica do evento (veja abaixo).

A regional da SBPC terá, também, a Exposição de Ciência, Tecnologia e Inovação (ExpoECT), que abrigará diversas atividades no mesmo espaço. No local haverá, por exemplo, a SBPC Jovem/Feira de Ciências e sessão de pôsteres referentes a 450 trabalhos inscritos e aceitos para apresentação. Ainda para o público jovem estão previstas Feira de Profissões e o Portas Abertas, destinados, respectivamente, a alunos que querem conhecer os cursos e a estrutura física do IF Goiano.

A ExpoECT também será composta por Roda de Negócios, destinada a empresas, cooperativas, associações e organizações que desejam expor seus serviços. Na ocasião, o Polo Embrapii do IF Goiano vai apresentar ao empresariado possibilidades de parceria para tecnologias inovadoras. Para essa atividade está prevista a participação. Por fim, compõem a programação do evento diversas atividades culturais de artistas locais e regionais.

Para o coordenador institucional da regional, Paulo Sergio Pereira - professor do IF Goiano -, a expectativa é receber diariamente no local do evento 3 mil visitantes, incluindo alunos das escolas e comunidade em geral.  Ele explica que sete ônibus estarão na cidade à disposição das instituições de ensino, fora os veículos destinados aos alunos da rede municipal da cidade.

O objetivo da reunião regional é atingir cidades menores e abordar temas locais com amplitude nacional, inserindo-os no cotidiano dos cidadãos. "Rio Verde tem forte presença na agricultura e, por isso, será uma ótima oportunidade para debater esse assunto", avalia o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira - que também estará presente em diversas atividades do congresso.

Acesse a página do evento e inscreva-se

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em: