Agro Centro-Oeste Familiar

União entre representantes é destaque em cerimônia de abertura

Publicado: Quinta, 10 de Mai de 2018, 14h38 | Última atualização em Sexta, 11 de Mai de 2018, 11h15 | Acessos: 866

Crimônia foi realizada parque do Espelho D’água na tarde da quinta-feira, 9.

A união de forças em benefício dos pequenos produtores agrícolas foi o tom da abertura oficial da Feira Agro Centro-Oeste Familiar (Acof) 2018, na noite dessa quarta-feira, 9, em São Luís de Montes Belos. Inaugurado no ano 2000, o evento é promovido este ano pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), que reservou dois espaços para as atividades. Os trabalhos técnico-científicos são realizados na Fazenda Escola, e a exposição e venda dos produtos são feitas no parque do Espelho D’água, que também é palco das atividades culturais.

Representantes das instituições participantes foram recepcionados pelo reitor da UEG, professor Haroldo Reimer, e pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Ivano Devilla, que também é o coordenador da Acof, juntamente com a professora Divina Aparecida Leonel.Também participou da solenidade o pró-reitor de Extensão do IF Goiano, Sebastião Nunes da Rosa Filho.

Em sua fala, o professor Haroldo destacou a necessidade da sinergia entre todos os representantes para a consecução do evento e das ações que a Acof tem como objetivo, que é a produção sustentável e saudável de alimentos, tema deste ano da Acof.

De acordo com o pró-reitor do IF Goiano, as instituições públicas de Goiás possuem a missão de apoiar a agricultura em Goiás. "Mas temos de apoiar principalmente a agricultura familiar camponesa pois é a base da produção de alimentos", afirma.

Alimento de qualidade - O reitor também conclamou ao trabalho de todos para divulgar a sabedoria e as experiências acumuladas pelos produtores rurais familiares, para o atendimento das necessidades cada vez maiores de alimento de qualidade. Dessa forma, o reitor ressaltou a conjunção dessas culturas com a pesquisa, a extensão e o conhecimento das academias e também de instituições e empresas, a exemplo do que ocorre na Acof 2018.

“Cada um faz a seu modo, mas todos perseguindo um objetivo similar”, acrescentou o reitor, para explicar: “Quanto mais conseguirmos ampliar parcerias, mais possibilidades criamos para agregar valor a processos e produtos para que aquele que investe energia e vida na roça possa fazê-lo em dignidade”. Por fim, o professor Haroldo conclamou a todos para manter o desafio de levar adiante o princípio da sustentabilidade, tão bem representada pelos agricultores familiares.

Entre os representantes das instituições parceiras do evento, a professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) – instituição criadora da Acof – lembrou que esta é a primeira vez que uma instituição estadual organiza integramente a feira. E resumiu as falas dos demais presentes, ao elogiar o trabalho dos professores Ivano e Divina. “Levem a todos os nossos parabéns, pois está maravilhoso; vocês se superaram”, elogiou.

Representantes - Também deixaram suas mensagens na abertura oficial da Feira Agro Centro-Oeste Familiar 2018 o superintendente-executivo de agricultura, Antônio Flávio de Lima, que representou o governador José Eliton; o prefeito de São Luís de Montes Belos, Major Eldecirio; o diretor técnico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás, Antonio Newton Borges, representando a presidente da entidade, Maria Zaira Turchi.

Participaram ainda da abertura oficial representantes das demais parceiras da UEG na realização da 16ª Acof, que são: Conab, Emater, Embrapa, IF Goiano, Incra, Fapeg, SUS, Fetaeg, Fetraf, Suvisa, Fetaeg, Nedet, Ministério da Agricultura, CUT Apinajé,  MCP; Secretaria Estadual de Saúde, Prefeitura e Diocese de São Luís de Montes Belos, Agrodefesa e CTDRS Estrada de Ferro.

Confira a cobertura completa do evento

(José Carlos Araújo | CeCom|UEG, de São Luís de Montes Belos)

registrado em: