SBPC

Experimentos chamam atenção de visitantes

Publicado: Quarta, 16 de Mai de 2018, 17h31 | Última atualização em Quinta, 17 de Mai de 2018, 23h59 | Acessos: 1574

Exposição segue até sábado, 19, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. Tendas estão instaladas próximas aos blocos de Engenharia e Agroquímica do Campus Rio Verde.

A agropecuarista Lara Fonseca, 44, trouxe o filho e os sobrinhos Otávio, 9, e Davi, 5, para visitar a feira

Dentre as atividades da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), chamam a atenção os experimentos da Exposição de Ciência, Tecnologia & Inovação (ExpoECT). O espaço está instalado  em uma área à direita do Auditório Jatobá, próximo aos blocos de Engenharia e Agroquímica do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) - Campus Rio Verde.

Logo na entrada da grande tenda, os participantes se deparam com uma grande quantidade de objetos coloridos que, na verdade, são recursos didáticos lúdicos para a educação inclusiva. Os jogos pedagógicos, dicionários, globo terrestre em alto relevo, entre outros materiais, fazem parte de um projeto desenvolvido pelo Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Campus Rio Verde em parceria com o Colégio Estadual Abel Pereira de Castro, localizado no município.  O trabalho é apresentado em libras pelos próprios alunos atendidos, com o auxílio do intérprete do IF Goiano Adriano Aparecida da Silva.

Outra experiência com bastante participação é a do Jardim Sensorial. O visitante tem os olhos vendados antes de entrar no jardim “secreto”, e é desafiado a adivinhar quais plantas estão no local utilizando o tato, olfato ou paladar – apurando, portanto, outros sentidos além da visão. O projeto é vinculado ao Jardim Botânico Rio Verde.

Agora, para a alegria da criançada – também convidada a participar da SBPC – o experimento que fez sucesso foram os jogos digitais desenvolvidos pelo Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (Life). Um deles auxilia o jogador a entender o funcionamento da coleta seletiva de lixo e o outro incentiva o reconhecimento do sistema solar.

Foi ali no estande do Life que a agropecuarista Lara Fonseca, 44, precisou fazer uma pausa na visita à SBPC para aguardar os sobrinhos Otávio, 9, e Davi, 5, atentos aos jogos expostos. Ela soube do evento por meio do filho, aluno do curso de Agronomia do Campus Rio Verde, e resolveu participar com a família. “Estou achando tudo interessante, os projetos são muito criativos”, destacou Lara.

No que se refere à temática da Reunião Regional, o Cerrado, uma pesquisa que se destaca e também está sendo demonstrada é para se tentar liberar substâncias extraídas da mangaba, nativa desse bioma. De acordo com a estudante do curso de Agronomia Erica Alves, 21, uma vez isolados, flavonoides e compostos antioxidantes contidos na espécie podem ser de grande utilidade para uso das indústrias cosmética e farmacêutica.

Mais atividades - Além de experimentos, a ExpoECT também oferece aos participantes do congresso feira de artesanato, livros e comidinhas, assim como atendimento de profissionais de saúde. Apresentações culturais estão sendo realizadas em tempo integral no palco exclusivo do espaço. Outras instituições da Rede Federal, como o Instituto Federal de Brasília (IFB) estão com estandes de divulgação no local. A Exposição de Ciência, Tecnologia & Inovação segue até sábado, 19, aberta das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30.

Acesse página do evento

Flickr: veja fotos do evento

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em: