Encontro

Pró-reitores de Extensão do Centro-Oeste propõem integração cultural

Publicado: Terça, 22 de Setembro de 2015, 18h55 | Última atualização em Quinta, 24 de Setembro de 2015, 15h19 | Acessos: 1811

Projeto visa a circulação de apresentações artísticas nas cidades que possuem câmpus das Instituições de Ensino Superior

Pró-reitor de Extensão do IF Goiano, Sebastião Nunes, acompanhou parte das discussões

Pró-reitores de Extensão das universidades e institutos federais do Centro-Oeste se reuniram na manhã desta terça-feira (22/9), na Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFG, Câmpus Samambaia, para discutirem caminhos para o desenvolvimento da extensão universitária na região. Além da presença de representantes da UFG, o encontro regional do Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) trouxe representantes da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), do Mato Grosso do Sul (UFMT), da Grande Dourado (UFGD), da Estadual de Goiás (UEG) e Mato Grosso (Unemat) e dos Institutos Federais Goiano (IFGoiano) e de Goiás (IFG), para debater projetos que visem a aproximação das instituições a partir da extensão.

Entre as iniciativas discutidas, um projeto, ainda em estruturação, por enquanto apelidado de Corredor Cultural, propõe a integração de projetos culturais já existentes nessas universidades, por meio da circulação de apresentações artísticas nas cidades do Centro-Oeste que possuem câmpus das Instituições de Ensino Superior. A pró-reitora de Cultura e Extensão da UFG, Giselle Ottoni, explica que, além do intercâmbio cultural entre universidades, a ideia é “permitir que os estudantes de graduação possam ter essas atividades de extensão consideradas na integralização de seus currículos e contribuir para formação de público e para divulgação cultural nas cidades que serão contempladas”. Já o pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT, Fabrício Carvalho, enxerga no projeto uma oportunidade para que os estudantes de graduação nas áreas de artes possam ter contato com o mercado profissional, no encontro com o público das universidades.

Brasília (UnB), também integrante do Corredor Cultural, de apresentação musical promovida pela UFMT. Por enquanto, as universidades realizarão o mapeamento dos principais projetos culturais que poderão ser colocados para circulação, da estrutura das instituições para recepção dos artistas que se apresentarão e dos cursos nas áreas de artes que poderão contribuir na iniciativa. Segundo Giselle Ottoni, experiência semelhante teve êxito na região Sudeste, o que traz boas expectativas para pró-reitores. “Pretendemos, em 2016, estar com uma agenda de circulação para que o Corredor Cultural possa ser consolidado”, adianta.

Para o pró-reitor de Extensão do IFG, Sandro Ramos Lima, conhecer as ações de extensão em cultura que estão sendo desenvolvidas por cada instituição é essencial para pensar propostas e a partir daí as formas de atuação. “Nesse primeiro momento, temos que constituir o projeto e fazê-lo acontecer com pequenas apresentações”, defendeu. Ele pontuou ainda que, a partir daí tem-se o ponta pé para o estabelecimento de parcerias com governantes.

Plano Nacional de Educação - Outro dos assuntos discutidos na reunião diz respeito às diretrizes estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) em relação à extensão universitária. Uma das metas do plano determina que, até 2024, 10% da carga horária dos estudantes de graduação seja dedicada às atividades de extensão. No esforço para cumprir a proposta, os pró-reitores aproveitaram para discutir formas de viabilizar a creditação e a realização dessas atividades para que elas venham integralizar a carga horária curricular dos estudantes. “Essa reunião é importante para que venhamos compartilhar as situações, problemas e soluções das instituições e nos prepararmos para contribuir com o desenvolvimento da extensão em nível nacional”, argumentou Giselle Ottoni. Segundo ela, as discussões serão encaminhadas para a próxima edição do Forproex.

Fonte: Portal UFG (texto por Serena Veloso e fotos por Camila Caetano)

registrado em: