Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Fórum de reitores

Dirigentes debatem demandas conjuntas

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 29 de Mai de 2018, 11h41 | Última atualização em Segunda, 04 de Junho de 2018, 15h26 | Acessos: 1118

Reunião foi realizada na reitoria do IF Goiano e reuniu representantes de IF Goiano, UFG e IFG. 

imagem sem descrição.

O Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior de Goiás (IPES) se reuniu na manhã da terça-feira, 29, na sala de reuniões do gabinete do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). Participaram do primeiro encontro de 2018 o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira Brasil, do Instituto Federal de Goiás (IFG), Jerônimo Rodrigues, e da instituição anfitriã, Vicente de Almeida. 

Na pauta da reunião estiveram sugestões de ações conjuntas que visam racionalizar o uso de recursos financeiros. Com foco na área de TI, Edward Madureira sugeriu ações para construção de centro de armazenamento de dados  e infraestrutura compartilhada. "A demanda de estrutura de TI que nossas instituições possuem é grande e com investimento muito alto. Se pensarmos em ações conjuntas, podemos economizar bastante", afirma. A ideia dos dirigentes é também discutir a construção de laboratórios que exijam tecnologia de ponta de forma que todas as instituições possam compartilhar o uso do maquinário e os recursos humanos. 

Outro ponto discutido é a realização de eventos conjuntos, que possam atender alunos de todas as instituições envolvidas no Fórum. "Teremos em poucos dias o Conpeex, que abarca as áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão e acreditamos que esse possa ser um espaço utilizado por vocês para capacitar seus estudantes", diz Edward. 

O reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida, sugeriu também um esforço conjunto para avanço na oferta de cursos e materiais em Educação a Distância. "Precisamos nos ajudar com relação a esta demanda, pois temos um público que necessita dessa modalidade. A criação de cursos conjuntos ou que possam atender a todos nós pode ser uma iniciativa válida", diz. 

Para o reitor do IFG, Jerônimo Rodrigues, outro ponto que necessita de ação conjunta entre as IPES é a saúde dos servidores e alunos. "Temos enfrentado um problema grave em nossas instituições com relação a depressão e até mesmo suicídio. Precisamos pensar um programa de Universidade saudável. Nesse ponto, precisamos pensar em soluções coletivas, para tentar minimizar o problema que nos aflige", diz. Para Edward Madureira, um esforço nesse sentido pode dar um exemplo a outras instituições do país. 

Sobre o Fórum - O Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior de Goiás foi criado em 2012 com o objetivo de aproximar as instituições para uma atuação conjunta de modo a racionalizar esforços e evitar sombreamento da oferta em educação superior pública em Goiás. A próxima reunião do Fórum de Reitores está marcada para o início do mês de julho, na Universidade Federal de Goiás. 

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em:
Fim do conteúdo da página