PNAE

IF Goiano promove capacitação a servidores

Publicado: Quarta, 30 de Mai de 2018, 13h30 | Última atualização em Quinta, 21 de Junho de 2018, 18h54 | Acessos: 1416

Formação ocorre no dia 28 de junho e será estendida ao IFG. As vagas são limitadas.

Com o objetivo de capacitar servidores envolvidos com a execução do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) vai promover uma formação sobre o PNAE e o Programa Nacional de Aquisição de Alimentos Institucional (PAA). O evento será realizado no dia 28 de junho, no auditório da Reitoria, em Goiânia.

A capacitação é voltada, preferencialmente, para servidores ligados às áreas de Assistência Estudantil, Compras e Extensão. A formação será estendida ao Instituto Federal de Goiás (IFG). As inscrições podem ser feitas pela internet (veja link abaixo) e as vagas são limitadas.

A  programação será ministrada por profissionais do IF Goiano e do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (Cecane) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Entre os tópicos a serem abordados estão o que é o PNAE; o papel do(a) nutricionista no PNAE; compra da agricultura familiar para o PNAE; compra institucional para o PAA e experiências na execução do PNAE no IF Goiano e no IFG, entre outros. A formação é uma iniciativa da Comissão de Elaboração e Implantação da Política Institucional de Alimentação e Nutrição do IF Goiano.

Repasse - O Programa Nacional de Alimentação Escolar oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. O governo federal repassa, a estados, municípios e escolas federais, valores financeiros de caráter suplementar efetuados em dez parcelas mensais  para a cobertura de 200 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino informados do Censo Escolar.

De acordo com a Lei nº 11.947, de 16/6/2009, 30% do valor repassado pelo Programa deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar, medida que estimula o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades. O PNAE é acompanhado e fiscalizado diretamente pela sociedade, por meio dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), e também pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Ministério Público.

Acesse programação da formação

Clique aqui para se inscrever

Saiba mais sobre o PNAE

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos