CEIC

Comissão do CNPq acompanha atividades do congresso

Publicado: Quarta, 23 de Setembro de 2015, 13h57 | Última atualização em Quarta, 30 de Setembro de 2015, 12h37 | Acessos: 1237

Objetivo é avaliar a evolução do processo de formação de futuros cientistas no âmbito do IF Goiano. A visita renderá relatórios com informações sobre o processo de seleção dos bolsistas de Iniciação Científica e a realização do IV CEIC.

imagem sem descrição.

O IV Congresso Estadual de Iniciação Científica do IF Goiano (CEIC), que acontece no Câmpus Morrinhos desde segunda-feira, 21, recebe a visita de dois avaliadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A comissão acompanha as atividades do evento com o objetivo de avaliar sua dinâmica, a qualidade dos trabalhos apresentados, a interação entre docentes e discentes, entre outros itens.

“A ideia geral é avaliar a evolução do processo de formação de futuros cientistas, mas não somente. Além de identificar pontos positivos e negativos, buscamos compartilhar experiências de outras instituições de ensino e de pesquisa”, explica o avaliador Walkymário de Paulo Lemos, que é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Segundo ele, a visita renderá relatórios com informações sobre o processo de seleção dos bolsistas e a realização do congresso de Iniciação Científica. “Teremos um prazo de 10 dias para enviar essas avaliações ao CNPq e tais relatórios servirão de base para decisões futuras do órgão relacionadas, por exemplo, à ampliação ou redução no número de bolsas do Pibic concedidas e aos incentivos para a consolidação da área de pesquisa na instituição avaliada”, informa Lemos.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico é um órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia e tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros, através da concessão de bolsas e auxílios e do financiamento de projetos nas mais diversas áreas de conhecimento.

Conclusões prévias – Em reunião realizada nesta quarta-feira, 23, com gestores da área de Pesquisa da Reitoria e do Câmpus Morrinhos, os avaliadores do CNPq elogiaram a quarta edição do CEIC, destacando a organização do evento, estrutura montada, programação e, principalmente, a qualidade das apresentações. “Estamos vendo trabalhos de iniciação científica com qualidade técnico-científica comparável a pesquisas de mestrado e doutorado”, ressalta o avaliador Evaristo Mauro de Castro.

Docente pesquisador da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Castro também destaca a relevância dos projetos desenvolvidos para a região. “Percebi que boa parte das pesquisas está voltada para a solução de problemas locais e regionais, o que é muito importante”, completa.

Sobre o fato de no IF Goiano a área de Pesquisa abranger desde alunos do ensino médio a doutorandos, Walkymário Lemos diz que se trata de uma relação interessante e promissora. “O aluno do ensino médio, que ainda não tem a formação acadêmica consolidada, dialoga com o estudante de graduação que, por sua vez, interage com mestrandos e doutorandos”, afirma, acrescentando que toda essa interação qualifica os envolvidos, preparando-os para as etapas seguintes da trajetória de pesquisador.

Assessoria de Comunicação Social – Câmpus Morrinhos