Siass

Produção agroecológica é tema de reuniões entre instituições

Publicado: Sexta, 29 de Junho de 2018, 18h17 | Última atualização em Segunda, 16 de Julho de 2018, 10h57 | Acessos: 1548

A temática pautou dois encontros que foram realizadas com o objetivo de promover mapeamento da produção agroecológica de Goiás.

Com o objetivo de dar continuidade à agenda intersetorial de Agroecologia, o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS IF Goiano/IFG) realizou, durante essa semana, reuniões com instituições e representantes da área. A intenção é promover o mapeamento da produção agroecológica de Goiás, com a finalidade de construir a 2ª Edição da cartilha Agroecológica.

As reuniões foram realizadas na terça e sexta-feira, 26 e 29, na Reitoria do IF Goiano. No primeiro dia, o encontro teve a participação de representantes do Centro Colaborador de Alimentação Escolar da Universidade Federal de Goiás (Cecane/UFG), Fórum Goiano de Combate aos Agrotóxicos, da Organização Não Governamental EcomAmor, do Instituto Federal de Goiás - Campus Aparecida de Goiânia, Núcleo de Agroecologia do IF Goiano - Campus Avançado Hidrolândia e equipe de Nutrição da pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal de Goiás. Já a segunda reunião foi direcionada à agricultores familiares vinculados aos Movimentos Sem Terra (MST) e Camponês Popular (MCP).

A nutricionista do Siass, Ariandeny Furtado, explica que as reuniões servirão de suporte para a realização do mapeamento dos alimentos de agricultura familiar em Goiás. Este estudo será a base para a consolidação das "Feiras Institucionais Agroecológicas" e estímulo ao consumo de alimentos agroecológicos pelos Programas Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e de Aquisição de Alimentos (PAA). Outro objetivo dos encontros é fortalecer a rede intersetorial agroecológica do Estado.

A intenção do grupo é organizar, no segundo semestre, oficinas sobre o tema no Seminário Estadual de Promoção da Saúde e Desenvolvimento Sustentável. A pró-reitoria de Extensão atuará também na oferta de cursos de capacitação técnica para os agricultores familiares. O Siass convida todos os núcleos de agroecologia do IF Goiano para contribuir com essas ações dentro da Instituição.

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em: