BNCC

Seminário trata de reforma curricular nacional

Publicado: Quinta, 01 de Outubro de 2015, 12h53 | Última atualização em Quinta, 19 de Novembro de 2015, 09h57 | Acessos: 1838

Instituição fará parte de comitê estadual que viabilizará discussões e enviará contribuições ao MEC.

Evento foi realizado pela Seduce. Foto: Mônica Salvador

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) participou na terça-feira, 29, do Seminário Estadual da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O evento foi no Palácio Pedro Ludovico, em Goiânia, e pode ser considerado o marco zero em Goiás de um amplo debate sobre uma base curricular que seja comum a todas as escolas de educação básica do país.

O texto preliminar dessa base foi apresentado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 16 de setembro e as contribuições podem ser enviadas até o dia 15 de dezembro. A convite da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce) - organizadora do evento - o Instituto fará parte, também, do comitê estadual criado para viabilizar a discussão no estado com todos os atores necessários e enviar contribuições à proposta do MEC.

O seminário reuniu autoridades federais e estaduais, representantes de instituições públicas e privadas, conselheiros estaduais de Educação, secretários municipais e regionais. A titular da Seduce, Raquel Teixeira, destacou no evento que o desafio é chegar a um consenso sobre o que deve ser aprendido em todo o país respeitando a diversidade de cada local. Palestrante, a professora Guiomar Namo de Mello, diretora presidente da Escola Brasileira de Professores (Ebrap), explicou que a base não é um currículo, e, sim, serve para a criação de currículos diversos.

O sistema da BNCC aceita três formas de colaboração: individual; por meio das redes que reúnem discussões entre professores, comunidade e demais profissionais; e a partir de organizações, como instituições de ensino superior e grupos da sociedade civil. Para avaliar o documento e enviar sugestões, é preciso realizar o cadastro e seguir as orientações do sistema. As informações estão disponíveis no portal da BNCC:http://basenacionalcomum.mec.gov.br

Fonte: Seduce (adaptada)

registrado em: