Discentes do IF Goiano - Campus Campos Belos recebem premiação de Primeiro Lugar no Integra IF Goiano 2021

Publicado: Terça, 07 de Dezembro de 2021, 18h49 | Última atualização em Quarta, 15 de Dezembro de 2021, 10h01 | Acessos: 459

O trabalho intitulado “uso de organismos bioindicadores para avaliação da contaminação aquática por agrotóxicos: o caso da planária Girardia tigrina” recebeu prêmio de primeiro lugar no Integra IF Goiano 2021 - Modalidade Iniciação Científica Ensino Médio, área de ciências agrárias.

O trabalho teve como autores Kayllany Silva; Nicolly Castro; Aline Oliveira e Althiéris Saraiva. É resultado do projeto de Iniciação Científica modalidade Ensino Médio do ciclo 2020/21. O projeto foi iniciado por Nicolly (que se dispôs a fazer a apresentação no evento) e, após sua formatura, passou a ser de responsabilidade de Kayllany, ambas do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio.

O trabalho faz uma abordagem científica da importância dos organismos biondicadores de contaminação ambiental, tomando como base o impacto de agrotóxicos em ecossistemas de água doce tropical. Também, evidencia a importância e potencialidades do uso de planárias como bons organismos bioindicadores, com embasamento científico a partir da ciência da ecotoxicologia. O projeto foi conduzido no âmbito do Grupo CAE (Conservação de Agroecossistemas e Ecotoxicologia, liderado pelo Professor Althieris Saraiva).

Para o professor Althiéris Saraiva, orientador do trabalho e Coordenador de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IF Goiano - Campus Campos Belos “a premiação evidencia as potencialidades do IF Goiano - Campus Campos Belos na investigação científica, inclusive em nível médio, ao mesmo tempo em que oportuniza aos jovens uma formação diferenciada, com base na prática e na experimentação. Também, ressalta a importância de trabalhos que integram ciências agrárias e ciências ambientais.”

Para a Responsável pelo Núcleo de Programas de Iniciação Científica, Laíse Cabral, “a premiação de nossos alunos no III Integra IF Goiano nos aponta que o caminho que temos trilhado como Iniciação Científica tem sido o de geração de frutos. Nossos alunos sairão da nossa Instituição com expertises a serem ainda mais desenvolvidas nas pesquisas em cursos de graduação, bem como no mundo do trabalho, sendo pró ativos e engajados em tudo que realizarem. Os grupos para a ciência do nosso País não se podem dimensionar. Parabéns ao Coordenador do projeto e seus orientandos por mais esse marco na história da pesquisa e da ciência no IF Goiano - Campus Campos Belos".

Esta é a terceira premiação do IF Goiano - Campus Campos Belos em evento desta modalidade - todas em nível médio, sendo as duas últimas com discentes do grupo CAE. A primeira premiação foi em 2018 (área de informática - Iniciação Ciências Ensino Médio), a segunda em 2019 (área de ciências agrárias - extensão Ensino Médio) e, em 2021, nos chega a terceira premiação. Também, no Integra IF Goiano 2021, o CAE recebeu segunda colocação na modalidade Pós-graduação, através da discente Aline Oliveira do mestrado em Agroquímica do IF Goiano - Campus Rio Verde, sob orientação do professor Althiéris Saraiva. O estudo também envolve a temática da Conservação Ambiental e Ecotoxicologia, nomeadamente o impacto de inseticidas neonicotinóides sobre as abelhas nativas.