Palestra sobre o Dia Internacional da Luta Contra a Discriminação Racial

Publicado: Quarta, 20 de Março de 2019, 21h43 | Última atualização em Quinta, 11 de Abril de 2019, 23h13 | Acessos: 1677

O dia 21 de março é reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o Dia Internacional da Luta Contra a Discriminação Racial. Evento contou com  a presença de discentes, servidores e membros da comunidade externa.

imagem sem descrição.

O dia 21 de março é reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o Dia Internacional da Luta Contra a Discriminação Racial. O NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas) do IF Goiano - Campus Campos Belos organizou uma palestra e roda de conversa nesta quarta-feira, dia 20 de março, com o objetivo de problematizar a temática da discriminação racial e de suas perspectivas históricas, sociais, científicas e estatísticas. O evento contou com 141 presentes dentre discentes do campus e comunidade externa.

A comissão organizadora do evento foi composta pelas(os) professoras(es) Thalita Cintra (Educação Física), Flávio Oliveira (História), Davidson Freitas (Matemática), Maria Antônia (Português), Keila Mara (Administração), Diego Carlos (Geografia).

O evento contou com palestra com a aluna Kamila Narciso (3º ano de Informática), que apresentou parte de sua pesquisa de iniciação científica sobre a história do racismo, e em seguida, houve uma roda de discussão com os professores Flávio Oliveira, Davidson Freitas e Thiago Coelho e a participação dos alunos com questionamentos, experiências e observações.

Para o professor Flávio, a realização deste evento é de suma importância porque contribui para “a motivação de alunos e da comunidade em provocar um debate sobre questões relacionadas ao racismo e discriminação racial tendo em vista a consideração desses processos como construção sócio-histórica e não meramente como posicionamentos ideológicos de grupos específicos”.

“Como presidenta do NEABI 2019, acredito que essa foi uma ação de extrema importância para a nossa instituição, pois traz questões de relevância aos estudantes e comunidade, além de propiciar um espaço específico para discussões extracurriculares. Poder ouvi-los é satisfatório e engrandece nosso trabalho”. Afirmou a professosa Thalita Cintra.

A professora ainda ressalta a importância das ações do NEABI e a sua implicância nas atividades do Campus Campos Belos: “O NEABI existe no campus desde 2016 e agora estamos com o desafio de ampliar o alcance de suas atividades e atribuições; é um núcleo multidisciplinar que visa  priorizar as experiencias e realidades dos alunos e comunidade.”

Clique aqui para visualizar mais fotos do evento

Assessoria de Comunicação Social e Eventos - Campus Campos Belos