Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Formação profissional como divisor de águas na vida dos jovens de Campos Belos

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 06 de Março de 2020, 08h38 | Última atualização em Quinta, 19 de Março de 2020, 14h08 | Acessos: 1331

Às vésperas de sua inauguração oficial e com cinco anos e meio do início das atividades administrativas e pedagógicas, muitos exemplos de transformação de realidades já vêm sendo obtidos.

Turma de formandos dos cursos técnicos em Informática para a Internet e Agropecuária no ano de 2019.
imagem sem descrição.

Prestes a ser inaugurado, o IF Goiano – Campus Campos Belos iniciou suas atividades administrativas e pedagógicas em agosto de 2014. Inicialmente, apenas cursos técnicos nas modalidades concomitante (para quem ainda curso o Ensino Médio – a partir do segundo ano em outra instituição de ensino) e subsequente (para quem já concluiu o Ensino Médio) eram ofertados.

Quase seis anos depois e com ofertas de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, graduações e pós-graduações, são muitos os exemplos de alunos que estão traçando um futuro profissional promissor.

Lucas Pires dos Santos, 20, ingressou no curso técnico em Comércio no ano de 2017. Na época, com 17 anos, tinha medo de não conseguir superar seus medos em relação ao seu futuro profissional. Segundo ele, seu sonho sempre foi cursar Direito. “Como não tinha condições financeiras para me mudar de Campos Belos para fazer Direito, eu pensei comigo mesmo: faço o curso técnico em Comércio, aumento minhas chances de arrumar um emprego, consigo sair daqui e me manter lá fora”, afirma.

Lucas Pires dos Santos, egresso do curso técnico em Comércio.

Após a conclusão do curso e já com dezoito anos, Lucas diz que não saiu apenas um técnico em Comércio, pois com a experiência que teve e o incentivo de alguns professores que o incentivavam a olhar o mundo para além da sala de aula, ele percebeu o quanto estava determinado a mudar o seu mundo.

Atualmente, Lucas trabalha no Ministério das Relações Exteriores, em Brasília e cursa o 4º período do curso de Direito no IDP. Já publicou um livro, intitulado “Metafísica dos Clichês” (clique aqui para acessar o livro), ministra palestras motivacionais para jovens estudantes, participa de projetos sociais voltados para a educação e também participará no fim do mês, em Goiânia, de uma competição de meeting e negociação organizado pela CMI Interser. A banca organizadora do evento é de Harvard e caso ele avance para a fase final, poderá fazer um curso de negociação em Harvard.  

No ano de 2018 foi concluído o primeiro ciclo de uma turma de curso técnico integrado ao Ensino Médio, o técnico em Informática. Os resultados foram além das expectativas. A maior nota do ENEM de 2018, de todo o IF Goiano, foi do discente Kleysson Souza, 19, aprovado em Medicina na Universidade Federal de Goiás. Kleysson também foi medalhista de prata da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

Além de Kleysson, muitos outros excelentes resultados foram obtidos pelos outros concluintes. Aprovações em cursos concorridos em universidades federais como Direito, Sistemas da Informação, Ciência da Computação, Nutrição, Psicologia, Educação Física, Engenharia de transportes, Zootecnia, Administração e outros tornaram-se realidade na vida de nossos discentes.

Colhidos os primeiros frutos das turmas de ensino médio, chegou a vez de mais uma turma do curso técnico em Informática e a primeira do curso técnico em Agropecuária concluírem a última etapa da Educação Básica.

Kleysson Souza, egresso do curso técnico em Informática integrado ao Ensino Médio.

Mais uma vez um grande número de aprovações foi realidade. Nossos concluintes do ano de 2019 obtiveram múltiplas aprovações, muitas vezes, em mais de uma instituição, tanto públicas quanto privadas. Aprovações para cursos de Direito, Enfermagem e Obstetrícia, Biomedicina, Psicologia, Artes Cênicas, Matemática, Zootecnia, Administração, Engenharia Elétrica, Ciências Contábeis, Educação Física, Nutrição, Pedagogia, Turismo, Letras, Agronomia, Ciência da Computação e muitos outros encheram de alegria e otimismo no futuro nossos concluintes.

Esses resultados positivos foram possíveis porque além do excelente desempenho nas questões objetivas, as notas da Redação também foram muito boas. Ao todo, 13 concluintes do IF Goiano Campus Campos Belos obtiveram notas superiores a 900 pontos (a nota máxima é 1000 pontos) na redação.

Em declaração para a Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IF Goiano, apesar dos 960 pontos na redação do Enem, Carlos Eduardo Moura, 18, busca concretizar o sonho de estudar no exterior. E, para isso, ele tenta conseguir uma bolsa de estudos e fazer intercâmbio a fim de, futuramente, estudar em universidades dos Estados Unidos. Ele, que cursou o técnico de Informática para Internet do Campus Campos Belos já passou por todas as três etapas da seleção e aguarda o resultado final, previsto para o mês de março. A primeira delas consistiu no preenchimento de dados pessoais e atividades curriculares realizadas; a segunda, em um vídeo no qual o candidato se apresentava em inglês e, por fim, numa entrevista, por telefone, também na língua inglesa.

Carlos Eduardo Moura, egresso do curso técnico em Informática para a Internet.

Os discentes reconhecem a importância do IF Goiano – Campus Campos Belos em seus resultados expressivos. “Um professor que teve essa vivência fora do país me deu todo o apoio, emprestando livros, me inserindo em projetos para melhorar meu currículo, nossa relação é sempre próxima”, lembra Carlos Eduardo.

O IF Goiano – Campus Campos Belos já tem transformado a vida de muitos estudantes da cidade de Campos Belos e circunvizinhas. É a prova de que uma educação pública, gratuita e de qualidade é perfeitamente possível em cidades do interior do estado de Goiás. Estudantes de cidades mais distantes já estão vindo para Campos Belos para cursarem as graduações oferecidas no campus, Administração e Zootecnia até o momento. 

Assessoria de Comunicação Social e Eventos – Campus Campos Belos

Fim do conteúdo da página